Cidadeverde.com

Gagueira: causas e tratamentos para amenizar o problema

Imprimir

A gagueira é um distúrbio da fala que se caracteriza pela repetição de sons e pelos bloqueios. Muitos não sabem, mas o cérebro da pessoa que sofre com o problema tem dificuldade para entender o fim de uma palavra, o que faz com que ela fique presa em uma determinada sílaba.

Algumas causas problemas provocar esse distúrbio da fala, como por exemplo uma lesão cerebral. Quando por fatores genéticos, a gagueira normalmente aparece na infância, entre os 2 e 4 anos de idade. É nessa fase que as crianças aprendem a imitar diferentes sons e ruídos, intensificando o processo da fala.

É importante deixar claro, porém, que algumas crianças apresentam uma gagueira passageira durante esse período de aprendizado. Entretanto, isso não significa que o problema se tornará grave

Tratamento

Para ser considerada crônica, a gagueira precisa dura mais de seis meses. Nesses casos, os pais precisam buscar ajuda com um fonoaudiólogo para uma avaliação do problema. Ao constatar o problema, o profissional conseguirá indicar o melhor tratamento  

Procurar ajuda logo na fase inicial é muito importante. Entretanto, adultos que enfrentam o problema há muito tempo não devem desistir. Apesar de não existir cura, o tratamento permite a conquista de resultados significativos.

 

Estadão Conteúdo

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais