Cidadeverde.com
Geral

Sistema Prisional do Piauí ultrapassa a marca de mil casos da Covid-19, diz CNJ

Imprimir

Foto: Roberta Aline/Cidadeverde.com 

O Sistema Prisional do Piauí ultrapassou  a marca de mil casos confirmados da Covid-19. O dado é do último balanço semanal divulgado pelo Conselho Nacional de Justiça na quarta-feira (11), que reúne informações sobre a pandemia nos presídios dos 26 estados brasileiros e do Distrito Federal. 

De acordo com o levantamento, são 1010 casos confirmados nas unidades prisionais do Piauí desde o início da pandemia, 735 entre os detentos e 275 entre servidores, como policiais penais, policiais militares e servidores administrativos. 

Ainda de acordo com o CNJ, o Piauí ocupa a 13º posição entre os estados no ranking de contaminação entre detentos. Quando o assunto é contaminação entre os servidores do sistema prisional, o Piauí ocupa a 16º posição no ranking dos estados brasileiros. 

Até o momento, de acordo com o CNJ, o sistema prisional do Piauí também registra duas mortes por Covid-19, uma envolvendo servidor, e outra envolvendo um detento. 

Testagem

O Conselho Nacional de Justiça também atualizou os dados referentes à quantidade de testes realizada nos presídios. 

No Piauí, 2768 testes foram aplicados entre os detentos e 1190 entre os servidores que atuam no sistema prisional do Estado.

Sejus contesta dados 

Procurada pelo Cidadeverde.com para comentar o balanço do CNJ, a Secretaria de Justiça contestou os dados apresentados. De acordo com a Sejus, durante a pandemia da Covid-19, 725 detentos testaram positivos, mas 606 já estão curados. 

Já em relação aos policiais penais, de acordo com a Sejus, 176 testaram positivo e 164 já estão recuperados.

O total de casos no sistema prisional do Piauí, de acordo com a Sejus, é de 901.

A Secretaria confirmou a ocorrência de duas mortes no sistema prisional do Estado, uma envolvendo um policial penal e outra envolvendo um detento. 

Natanael Souza
[email protected] 

Imprimir