Cidadeverde.com

Polícia Federal faz operação para apurar ação de milícia em favor de candidatas no Rio

Imprimir

Foto:Roberta Aline

A Polícia Federal deflagrou, nesta quinta-feira (12), uma operação para apurar a ação da milícia em favor de duas candidatas nas eleições no Rio de Janeiro.
São dez investigados. Dois deles apontados como fundadores da Liga da Justiça, organização criminosa com atuação na zona oeste.

Embora a PF não divulgue os nomes, os irmãos José Guimarães Natalino e Jerônimo Guimarães Filho estão entre os alvos da operação. As candidaturas beneficiadas são de Carminha Jerominho e Jéssica Natalino, filha e sobrinha de Jerônimo.

Jéssica é candidata a vice-prefeita pelo Partido da Mulher Brasileira (PMB), na chapa encabeçada por Suêd Haidar. Carminha concorre à cadeira na Câmara de Vereadores.

Nas casas de dois dos investigados foram apreendidos cerca de R$ 320 mil em espécie, além de 2.500 dólares, máscaras personalizadas e outros materiais de campanha.

Superintendente da PF, Tácio Muzzi afirma que a investigação, ainda em curso, nasceu depois de relatórios de Inteligência Financeira (Rifs) detectarem "movimentações financeiras atípicas" nas empresas ligadas aos investigados em um total de R$ 1 milhão.

Ainda que sem citar nomes, a PF informou que dois investigados já foram presos em operações passadas e que, por serem fichas sujas, teriam lançado parentes para retomada de poderio político na zona oeste da cidade.

Durante a operação, um dos investigados foi conduzido à delegacia por porte ilegal de arma.

O superintendente da PF destacou o caráter preventivo da operação, na tentativa de impedir coação de eleitores. "A intenção é garantir a liberdade dos eleitores".

Foram cumpridos doze mandados de busca e apreensão em residências, comitês eleitorais e empresas ligadas aos investigados.

Os mandados foram expedidos pela 16ª Zona Eleitoral. A lei proíbe a prisão de candidatos nos 15 dias que antecedem as eleições. Os eleitores não podem ser presos a menos de cinco dias da votação.

O nome da operação faz alusão ao poeta e legislador grego que criou a Eclésia, a assembléia popular de Atenas apontada como o berço da democracia.


Fonte: Folhapress

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais