Cidadeverde.com

Ônibus adapatados para deficientes circulam a partir de 2ª feira

O Setut entrega, nessa segunda-feira (02), os primeiros ônibus adaptados para o acesso de cadeirantes. A apresentação dos ônibus a sociedade será feita as 9 h, em frente a sede da Strans, na Av. Pedro Freitas. Até o final do ano serão adquiridos 50 ônibus com elevador para o acesso de cadeiras de rodas.

A aquisição dos ônibus adaptados faz parte de um compromisso das empresas associadas ao Setut com a qualidade no atendimento do usuário. Embora Teresina disponha do Transporte Eficiente, um serviço porta-a-porta exclusivo para portadores de necessidades especiais com o mesmo valor da tarifa, a circulação de ônibus adaptados amplia o leque de opções aos cadeirantes.

A inclusão de uma porta no meio do ônibus e da plataforma elevatória aumentam o valor investido em cada veículo. Os ônibus já saem da montadora adaptados e custam R$ 250 mil reais, 15 mil reais a mais que um modelo tradicional.
 

Os primeiros ônibus foram comprados pela empresa Transcol, que tem a maior quantidade de linhas e de veículos em circulação. Os 50 ônibus adaptados, que representarão até o final do ano, 10% da frota, serão incluídos prioritariamente nas linhas que fazem a integração entre as regiões mais distantes.

Em Teresina 15% das linhas são Circulares, Diametrais ou Interbairros, e ligam zonas diferentes da cidade, a exemplo das linhas Porto Alegre-Mocambinho e Poty Velho-Bela Vista. As maiores linhas são a Rodoviária-Circular e Universidade-Circular, que integram todas as regiões. O percurso da linha Rodoviária-Circular, em que operam 18 ônibus, beneficia moradores dos bairros mais populosos de Teresina, passando pelo Mocambinho, Vermelha, Parque Piauí, Lourival Parente, Dirceu, São Cristóvão e Jóquei.

[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais
Tags: