Cidadeverde.com

FMS disponibiliza nova vacina contra meningite para adolescentes

Imprimir

A rede de saúde em Teresina passa a oferecer a vacina meningocócica ACWY (conjugada), que protege contra quatro sorotipos de meningite bacteriana. É destinada aos adolescentes na faixa etária entre 11 e menores de 13 anos e está disponível nas 68 Unidades Básicas de Saúde que não atendem exclusivamente síndromes gripais.

A nova vacina foi implantada no calendário nacional de imunização do Sistema Único de Saúde (SUS) este ano, devido ao aumento no número de óbitos causados pela doença no país. “Isso porque a meningite W, um dos tipos contemplados pela vacina, é considerada a forma mais grave da doença, que pode levar a internações ou mesmo a morte”, alerta a diretora de Vigilância em Saúde da FMS, Amariles Borba.

Ela explica que, para se vacinar, os adolescentes devem procurar as UBS munidos da sua caderneta e acompanhados por um responsável. Atualmente, o Programa Nacional de Imunizações (PNI) do Brasil disponibiliza a vacina meningocócica C (conjugada) na rotina de vacinação para as crianças menores de cinco anos. “Quem já recebeu a vacina meningocócica C quando criança pode ser imunizado com a ACWY, se estiver na faixa etária de 11 a 12 anos, 11 meses e 29 dias”, orienta a diretora. 

A meningite é uma inflamação da membrana que recobre o cérebro e a medula espinhal (meninge). Também pode ser causada por vírus e fungos, mas a versão provocada pelas bactérias Neisseria meningitidis, ou meningococos, são as mais graves. Essa bactéria é encontrada em 12 tipos, sendo os A, B, C, W e Y os mais comuns. “Na maioria dos casos, os pacientes começam apresentando febre, seguida de vômito e dores na nuca, sintomas que se desenvolvem rapidamente e podem levar à morte. Os sobreviventes podem ainda sofrer sequelas como surdez, alterações cerebrais e amputações”, alerta Amariles Borba. 

Devido à sua gravidade, evolução rápida e potencial de causar epidemias, a meningite é tida como um problema de saúde pública, sendo uma importante causa de morbimortalidade no mundo.

Da Redação
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais