Cidadeverde.com

Com um a menos, Palmeiras perde para o Goiás, no primeiro revés com Abel Ferreira

Imprimir

Com 18 desfalques e um jogador a menos desde os 38 minutos do primeiro tempo após o lateral-direito Mayke ser expulso com a ajuda do árbitro de vídeo, o Palmeiras não conseguiu segurar o Goiás e foi superado por 1 a 0, neste sábado, no estádio da Serrinha, em Goiânia, pela 22.ª rodada do Campeonato Brasileiro.

Foto - Cesar Greco - Palmeiras

Um golaço aos 47 minutos da etapa final decretou o primeiro revés do técnico português Abel Ferreira no comando do Palmeiras Com o resultado, o time alviverde estacionou nos 34 pontos e está na quinta colocação.

O Goiás encerrou um jejum de 11 jogos sem vencer e chegou aos 15, mas continua na lanterna (20.º lugar) da competição.

O desfigurado Palmeiras demorou poucos segundos para demonstrar que os desfalques não iriam pelo menos tirar o ímpeto da equipe de Abel Ferreira. Luiz Adriano fez o goleiro Tadeu trabalhar duas vezes antes de o cronômetro alcançar o primeiro minuto de jogo.

O técnico português optou por um esquema com três zagueiros que utilizou em outras equipes, mas ainda não havia lançado mão no Palmeiras. A formação permitia ao time adiantar suas peças e pressionar o Goiás na saída de bola.

Os goianos atuavam sem muita ambição ofensiva, trocando passes laterais até buscar Fernandão lá na frente. O atacante era presa fácil para o trio defensivo palmeirense.

O drama em relação aos desfalques se amplificou para o Palmeiras aos 24 minutos. Luiz Adriano sentiu lesão muscular na coxa direita e deixou o campo. Fabrício, de 19 anos, chamado por Abel Ferreira da base pela ausência de 18 jogadores, entrou para formar o ataque com Marcelinho, de 17.

O que já era ruim ficou ainda pior antes do fim do primeiro tempo. Mayke errou o bote e acertou o tornozelo de Taylon. Após ser chamado para analisar o lance no vídeo, o árbitro carioca Bruno Arleu de Araújo trocou o cartão amarelo pelo vermelho e expulsou o lateral-direito que estava atuando improvisado na esquerda. "Não teve intenção", reclamou Abel Ferreira, que também foi amarelado.

O Goiás chegou duas vezes com perigo logo na sequência da expulsão e forçou uma resposta imediata do treinador português. Sem abrir mão do esquema com três zagueiros, Abel Ferreira fechou o Palmeiras, com o lateral Esteves e o volante Gabriel Menino nos lugares do meia Lucas Lima e do atacante Marcelinho, respectivamente, antes de ir para o intervalo com o placar de 0 a 0.

O Palmeiras voltou para o segundo tempo com intenção de não perder. O técnico estacionou o ônibus, como costuma fazer o compatriota José Mourinho, diante da área. A equipe era compacta, dando pouco espaço para o Goiás, e aguardava um erro do adversário.

Com posse de bola e pouca criatividade para furar o paredão defensivo palmeirense, o Goiás colocou dois centroavantes para tentar pelo alto. Rafael Moura entrou e se posicionou com Fernandão na área. 

A estratégia não deu certo. Mas, aos 47 minutos, Miguel Figueira marcou um golaço para definir o jogo. A bola que saiu do pé esquerdo de fora da área foi morrer no ângulo de Weverton.

Por Marcius Azevedo
Estadão Conteúdo

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais