Cidadeverde.com

Piauí registra 400 novos casos de HIV por ano e Secretaria de Saúde faz alerta

Imprimir

Começam nesta terça-feira (1º) as atividades alusivas ao Dia Mundial de Luta contra a AIDS nos municípios piauienses. Dados da coordenação de Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST) da Secretaria de Estado da Saúde destacam que anualmente são notificados 400 casos novos de AIDS e, em torno de 100 óbitos no Piauí. 

De acordo com a Coordenadora das DSTs da Sesapi, Karina Amorim, o Piauí tem números crescentes de HIV/AIDS e por isso é importante que todos se voltem para o controle da doença.  A Sesapi está estimulando a todos os municípios do Piauí a intensificarem a campanha do diagnóstico precoce na população.

"Ao ano, são notificados em torno de 400 casos novos de AIDS e, em torno de 100 óbitos no Piauí. Com o diagnóstico precoce, é mais fácil o combate. É importante que a população saiba o seu status sorológico e faça pelo menos uma vez ao ano o teste do HIV”, diz a coordenadora.

O Secretário de Saúde, Florentino Neto, alerta para que o piauiense que testar positivo para a AIDS comece logo o tratamento.  Quanto mais precoce, a carga viral será indetectável, impedindo a pessoa de adoecer, desenvolver Aids e até mesmo de transmitir o vírus para outra pessoa.

Foto: Erasmo Salomão/Ministério da Saúde

“Se for positivo, automaticamente comece o tratamento porque reduz os níveis de carga viral e diminuem as chances de transmissão do vírus para outras pessoas. A pessoa se protege e protege os outros”, afirma o secretário.

Durante todo o mês de dezembro  será feito o trabalho de prevenção e diagnóstico para o controle da doença. Este ano o tema da campanha é o diagnóstico precoce. Nesta terça-feira, a Sesapi realiza Live Webinar, das 16h às 18h, sobre o Dezembro Vermelho. As inscrições podem ser feitas através do even3.com.br/lutaHIV 


Com informações da Sesapi
[email protected] 

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais