Cidadeverde.com

No Piauí, 680 mil pessoas adotaram o isolamento rigoroso em outubro, estima IBGE

Imprimir

Foto: Roberta Aline

O isolamento social ainda é uma ação preventiva contra a Covid-19 para cerca de 680 mil piauienses que adotaram a medida como forma de barrar a transmissão da doença no mês de outubro. É o que revela a pesquisa divulgada nesta terça-feira (1) pela Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios(PNAD) do IBGE. 

De acordo com o levantamento, caiu para 20,7%, em outubro, a proporção da população piauiense que informou estar rigorosamente isolada. O percentual está em queda desde julho, quando era de 31,1%. 

Por outro lado, a quantidade de pessoas que não adotam nenhuma medida de restrição de contato está em crescimento desde julho, quando a proporção era de 0,8%, tendo passado a 2% em outubro. O dado representa cerca de 66 mil piauienses não adotam nenhuma medida de proteção. 

De acordo com a pesquisa, a maioria das pessoas rigorosamente isoladas no Piauí é do sexo feminino (55,3%), tem entre 0 e 13 anos de idade (49,5%), e é de cor preta ou parda (80,1%). Cerca de 76,8% delas têm no máximo ensino fundamental incompleto e 47,6% têm rendimento domiciliar per capita de menos de meio salário mínimo.

Já entre as pessoas do estado que não tomam nenhuma medida de distanciamento social, a maioria é do sexo masculino (58,2%), tem de 30 a 49 anos de idade (41,3%) e é de cor preta ou parda (83%). Cerca de 36,8% dessas pessoas têm no máximo ensino fundamental incompleto e 40,3% têm rendimento domiciliar per capita de meio a menos de um salário mínimo.

Em outubro, a pesquisa registrou ainda que 38,8% da população piauiense reduziu o contato, mas continuou saindo de casa e/ou recebendo visitas e 38,4% das pessoas do estado ficaram em casa e só saíram por necessidades básicas.

Piauí, 2º estado que mais testou

 Até outubro, cerca de 4% da população piauiense informou ter testado positivo para Covid-19. É o sexto maior percentual do país, inferior apenas ao Amazonas (4,3%), à Goiás (5,2%), ao Distrito Federal (5,9%), ao Amapá (6,3%) e à Roraima (8%). De acordo com a PNAD COVID19, do IBGE, Pernambuco e Minas Gerais tinham a menor proporção de testes positivos para a doença: 1,6% das respectivas populações.

O Piauí também é segundo estado que mais aplicou testes. No Brasil, apenas 2,7% da população testou positivo para Covid-19 até outubro. A proporção da população brasileira que informou que fez o teste para detectar a infecção pelo coronavírus chegou a 12,1% até o mês de outubro.

Cresce a procura por atendimento médico 

De acordo com o IBGE, quase metade (47,9%) das pessoas que relataram ter tido sintomas conjugados da Covid-19 procuraram atendimento médico no Piauí, em outubro. Já em setembro, apenas 39,4% dessas pessoas haviam buscado estabelecimento de saúde, conforme apontado pela PNAD COVID-19, do IBGE. No entanto, o percentual continua inferior ao verificado em agosto, quando 70,9% da população com sintomas conjugados havia procurado atendimento no Piauí.

A pesquisa não trata de diagnósticos médicos, mas apenas de informações relatadas pelas próprias pessoas. São considerados como sintomas conjugados da Covid-19 para a pesquisa: perda de cheiro ou de sabor; tosse, febre e dificuldade para respirar; febre, tosse e dor no peito.

Na comparação com setembro, cresceu em 128,6% a quantidade de pessoas que relataram ter tido sintomas conjugados da Covid-19. Eram 7 mil pessoas com sintomas conjugados em setembro, número que chegou a 16 mil em outubro, no Piauí.

Também aumentou em 8,2% a quantidade de pessoas que apresentaram sintomas isolados relacionados a síndromes gripais em geral. Cerca de 98 mil pessoas haviam relatado ter tido pelo menos um sintoma em setembro, passando a 106 mil pessoas em outubro.

Os 12 sintomas relacionados a síndromes gripais em geral são: febre, tosse, dor de garganta, dificuldade para respirar, dor de cabeça, dor no peito, náusea, nariz entupido ou escorrendo, fadiga, dor nos olhos, perda de olfato ou paladar e dor muscular.

Entre as pessoas com sintomas isolados, a procura por atendimento médico é menor. Cerca de 25,5% das pessoas que relataram ter tido pelo menos um sintoma relacionado a síndromes gripais foram a estabelecimento de saúde em outubro, no Piauí.

 

Flash Yala Sena (Com informações do IBGE)
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais