Cidadeverde.com

Quase mil candidatos participam de Teste Seletivo da Defensoria Pública

Imprimir

 

Quase mil candidatos de Teresina e mais 30 Comarcas do interior do Estado fizeram, neste domingo (6), a prova do XX Teste Seletivo para Estágio Remunerado na Defensoria Pública do Estado do Piauí. Neste ano de 2020, devido aos riscos ocasionados pela Covid-19, a prova ocorreu no formato virtual, tendo a Comissão Organizadora do Seletivo enviado o link de acesso sete dias antes aos candidatos que tiveram suas inscrições deferidas. Ao final do Teste, após as 4 horas de prova, 957 respostas foram recebidas pela Organização.

O envio do link, com antecedência aos candidatos cumpriu o especificado na Errata Nº 03, do Edital Nº 001/2020 que deflagrou o Seletivo, e teve por objetivo que candidatos e candidatas verificassem em seus e-mails (incluindo as pastas principal, social, promoções e spam) o recebimento do link para, caso não tivessem recebido, pudessem informar o ocorrido, via e-mail, à Comissão Organizadora do Seletivo, no prazo impreterível de 72 horas antes da realização do Teste, possibilitando que fosse sanado qualquer transtorno.

Considerado o mais completo na área do Direito, o estágio na Defensoria Pública do Estado do Piauí sempre registra grande procura. Neste ano especificamente a realização de nova prova para o Seletivo foi confirmada após serem sanados todos os problemas técnicos que ensejaram a anulação da primeira prova, sendo mantidas as inscrições realizadas nas Comarcas onde as vagas permaneceram ofertadas.

Devido as especificidades em sua realização, este ano o Teste Seletivo contou com duas Comissões Organizadoras, ambas presididas pela diretora da Escola Superior da Defensoria Pública, defensora pública Andrea Melo de Carvalho, que considerou a realização da prova tranquila. “Não tivemos qualquer contratempo de ordem tecnológica nessa prova. Assim, tudo transcorreu dentro da normalidade. Amanhã estaremos divulgando o gabarito e, na quarta-feira, recebendo os recursos, conforme constou no Edital.”

A subdefensora pública geral, Carla Yáscar Bento Feitosa Belchior, que juntamente com Andrea Melo de Carvalho; com o diretor administrativo da Defensoria, Ivanovick Feitosa Dias Pinheiro e com a coordenadora de estágio, Natália e Silva de Almendra Freitas, integrou a segunda Comissão responsável pelo Seletivo, também destacou realização da prova neste domingo. “Encerramos mais uma importante etapa do XX Teste Seletivo para Estágio de Direito da Defensoria Pública do Piauí. Após a anulação da primeira prova, tomamos, através do empenho da Esdepi e da DADM através da Coordenação de Tecnologia da Informação, todas as providências para garantir o prosseguimento do certame com transparência e segurança. Hoje tudo transcorreu normalmente, desde a liberação do link para respostas até o encerramento dos recebimentos. Mais um desafio cumprido pela DPE-PI, realizando a prova de forma virtual e adaptando-se ao novo normal imposto pelo contexto pandêmico”.

O defensor público geral, Erisvaldo Marques dos Reis, destacou a representatividade do estágio na Defensoria e o compromisso da Instituição com os candidatos inscritos. “Oferecemos um dos estágios mais completos na área do Direito, por isso mesmo um dos mais procurados a cada ano. Pensando nisso e também em respeito a todos os candidatos que se prepararam e efetivaram suas inscrições, optamos por manter a prova e é com grande satisfação que recebemos o fato da mesma ter transcorrido sem transtornos neste domingo. Agradecemos, na pessoa da defensora pública Andrea Melo de Carvalho, o empenho dos integrantes das duas Comissões que tornaram possível a realização da prova, bem como a TI da Defensoria por viabilizar a realização desde teste de forma exitosa. Certamente os novos estagiários que chegarão à Defensoria a partir desse seletivo, irão contribuir de forma significativa para o bom desempenho dos trabalhos da nossa Instituição”, afirma.

Também integraram a primeira Comissão Organizadora do XX Teste Seletivo, além da defensora Andrea Melo, as defensoras públicas Natália e Silva de Almendra Freitas, coordenadora de Estágio da DPE-PI e Karla Araújo de Andrade Leite, diretora das Defensorias Regionais e o defensor público Marcelo Moita Pierot,dDiretor da Defensoria Itinerante, além do coordenador de Tecnologia da Informação da Defensoria, Raimundo Nonato Uchôa Filho. 

 

[email protected] 

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais