Cidadeverde.com

Novo secretário de Educação diz que desafio é reduzir perdas e relata convite de Dr. Pessoa

Imprimir

O reitor da Universidade Estadual do Piauí (Uespi), Nouga Cardoso, anunciado como secretário municipal de Educação em Teresina, afirmou nesta sexta-feira (11) que o maior desafio a partir de 2021 será  concluir o período letivo minimizando as perdas causadas pela pandemia da Covid-19. Ele- que é professor- pontua que nenhum setor no Brasil foi mais afetado como a Educação. 

"Afinal, a economia precisa de profissionais capacitados, bem formados, e essa formação profissional começa na primeira infância. O grande desafio é conseguir concluir um período letivo tentando minimizar perdas. Aqui não há de termos expectativas que sairemos melhor, do ponto de vista de índice educacional do ano de 2021", disse o secretário. 

Por outro lado, ele avalia que os profissionais da área de Educação sairão mais preparados no pós-pandemia e que o aprendizado será importante no processo de minimizar perdas no ensino. 

"O desafio trazido pela pandemia permitiu que todo professor, todo profissional da Educação se submetesse a uma formação continuada, sobretudo da incorporação de metodologias tecnológicas com ensino remoto que serão incorporados ao modo fazer da Educação ao qual já estávamos acostumados. Agora é agregar tudo isso para quando sairmos da pandemia, quem sabe com a vacina, a gente possa dar passos largos e recuperarmos no menor tempo aquilo que foi perdido", disse o novo secretário. 

Nouga também comentou a declaração do prefeito eleito Dr. Pessoa que revelou que o convidou para assumir a pasta quando o mesmo ligou para parabenizá-lo pela vitória. 

"Nessas tratativas da Uespi com vereadores e deputados estaduais, a gente tinha construído uma aproximação muito grande nessas relações interinstitucionais. Na verdade, em setembro eu estava de férias com minha esposa e meus dois filhos e o Dr. Pessoa me ligou dizendo que estava entrando em um pleito para disputar a prefeitura de Teresina e, caso ganhasse, gostaria que eu fosse o secretário de Educação. Na época, a gente discutiu que ainda faltava um ano e meio para eu concluir o meu mandato de reitor, tenho um compromisso muito firme com a Uespi, e eu disse que precisava analisar aquele cenário. De fato quando a eleição transcorre, Dr. Pessoa ganha e entrei em contato com a assessoria dele para institucionalmente e pessoalmente parabenizá-los pelo feito porque a Uespi precisa trabalhar com o prefeito de Teresina. Ao ser convidado para fazer a visita a Dr. Pessoa e dirigir os cumprimentos, ele disse que estava esperando os cumprimentos, mas queria saber se eu ia para a secretaria municipal de Educação. Eu disse que precisaria retornar para casa, conversar com minha esposa, pois é um desafio da família, é uma doação muito grande, antes de tomar essa decisão. Ele me deu três dias, mas tamanho foi o entusiasmo, a consideração de Dr. Pessoa que, no mesmo dia, duas horas deposi, eu já estava com a resposta pronta e abracei o desafio", detalha o novo gestor.

Em entrevista ao Notícia da Manhã, o atual reitor da Uespi-  que assume a pasta da Educação em janeiro de 2021- disse que recebe a missão com humildade. Nouga também contou um pouco sobre sua trajetória na Educação no Piauí. 

"A Educação já faz parte da minha vida há um bom tempo. Sou professor licenciado com atuação na Universidade Estadual do Piauí há mais de 20 anos formando professores, conhecendo os espaços de atuação desses profissionais. Então, acredito que temos condições de dar continuidade ao bom trabalh da Educação teresinense. Já estabeleci parcerias entre a universidade e a prefeitura municipal, então a gente conhece boa parte dos professores que atuam na Educação Fundamental e temos esse desafio. Sem salto alto! temos que partir do ponto de apoio que existe, onde a Educaçãochegou até aqui e certamente nossa missão maior é tornar ela melhor e com a qualidade reconhecida pela população", disse Nouga Cardoso. 


Graciane Sousa
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais