Cidadeverde.com

Projeto do SAMU leva informações para motoristas em Teresina

Imprimir

Foto: Ascom/FMS

Levar noções de primeiros socorros aos motoristas de ônibus, táxi e outros transportes é o objetivo do Projeto James Carlos: Amigos do Trânsito, que será lançado amanhã (19) pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU 192). A aula inaugural será às 10h e vai capacitar os condutores do SAMU para que se tornem multiplicadores de conhecimento entre os colegas de ofício.

Como explica Laurimary Caminha, coordenadora do Núcleo de Educação em Urgência (NEU) do SAMU, os motoristas serão treinados para que possam promover capacitações entre taxistas, condutores de ônibus, transporte por aplicativo ou outras instituições. “Eles poderão repassar informações tanto sobre trânsito, como por exemplo conscientizar sobre a prioridade das ambulâncias em receber passagem nas vias, como também sobre noções básicas de primeiros socorros”, esclarece.

A coordenadora conta que a ideia do projeto surgiu diante da observação de demandas a pessoas que passam mal no interior de veículos e cujos motoristas se sentem incapazes de prestar os devidos socorros enquanto a ambulância não chega. “Por isso é importante fazermos essas parcerias para repassar informações”, ressalta Laurimary Caminha.

O projeto leva o nome de James Carlos de Oliveira Rocha, condutor de ambulância que atuava no SAMU e faleceu em outubro em decorrência da Covid-19. “Estamos homenageando um profissional que será sempre lembrado pela contribuição para a saúde municipal no exercício de seu ofício, que prestou com zelo e eficiência durante estes anos”, diz Francina Amorim, diretora do SAMU. 

O SAMU é um programa do Governo Federal, administrado pela Prefeitura de Teresina, que presta socorro em casos de urgência e emergência. Atualmente, dispõe de oito ambulâncias de suporte básico, três ambulâncias de suporte avançado, quatro motolâncias, e uma central de regulação, local que atende os chamados do 192 e reúne profissionais telefonistas, médicos reguladores e rádio-operadores que se comunicam constantemente com as ambulâncias através do sistema de rádio.

Da Redação
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais
Tags: SamuPMT