Cidadeverde.com
Esporte

Com oito equipes na disputa, Campeonato Piauiense 2021 inicia no dia 20 de fevereiro

Imprimir

Foto: Divulgação / FFP

Com oito equipes e formula de disputa similar a deste ano, o Campeonato Piauiense 2021 – Série A iniciará no próximo dia 20 de fevereiro. A decisão foi tomada após o arbitral realizado na tarde desta segunda-feira (21), na sede da Federação de Futebol do Piauí (FFP), com dirigentes de sete dos oito clubes inscritos. Apenas o Altos não enviou representante.

O Torneio segue no formato turno e returno, com os dois times mais bem colocados disputando seguindo às finais, cabendo aos dois últimos o rebaixamento para série B. A principal mudança em relação a edição de 2020 se dá no número de inscrições de jogadores, que salta de 40 para 50 inscritos. As despesas com arbitragem serão custeadas pela FFP.

Dada a pandemia do novo coronavírus, os jogos continuarão sendo realizados com portões fechados, até que as medidas de vigilância sanitária, instituídas por estados e municípios, possam ser revistas.

“A reunião foi, de certa maneira, mais simples porque a fórmula de disputa da competição deste ano deve ser mantida para a edição seguinte. A principal questão tratada hoje diz respeito a uma solicitação das equipes para aumentar o número de inscrições (de atletas) de 40 para 50. Alguns detalhes ficaram para ser discutidos em uma próxima reunião, marcada para 06 de janeiro”, explica o presidente da Federação, Robert Brown.

Foto: Pablo Cavalcante

Com a manutenção da formula de disputa do estadual deste ano, ao campeão, além do título, caberá as vagas para as edições de 2022 da Copa do Brasil, série D do Campeonato Brasileiro e Copa do Nordeste. O vice-campeão também garante vaga na Copa do Brasil e Série D 2022. A vaga para a pré-Copa do Nordeste permanece com a equipe melhor ranqueada pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF).

Em 2021, o estadual terá o retorno de duas importantes equipes do futebol do estado: Fluminense-PI e Tiradentes. Além deles, 4 de Julho, Altos, Flamengo-PI, Parnahyba, Picos e River brigarão pelo título de campeão piauiense 2022. A grande decisão do torneio está marcada para o dia 30 de maio.

Pablo Cavalcante
[email protected]

Imprimir