Cidadeverde.com

Dr. Pessoa tomará posse e se prepara para enfrentar desafios como a pandemia

Imprimir

Foto: RobertaAline/CidadeVerde.com

O prefeito eleito de Teresina, Dr. Pessoa (MDB), tomou posse nesta sexta-feira (1º) e assume o comando da capital pelos próximos quatro anos de mandato. Para a gestão que se inicia, o prefeito terá que enfrentar entre vários desafios, questões como a crise sanitária e os impactos na economia, sem deixar de lado a realização de políticas públicas para à população em vulnerabilidade. 

Temas como o sistema de transporte público e a segurança também são considerados gargalos que a nova gestão será desafiada a enfrentar. O prefeito afirma que montou uma equipe de secretários que foca na capacidade técnica dos anunciados. 

Diante da crise sanitária, a nova gestão encontrará um cenário de desafios. Os casos de infecções pelo coronavírus apresentam um crescimento no interior e na capital. Ao mesmo tempo em que a rede de saúde continuará em alerta no tratamento das vítimas da pandemia, é preciso enfrentar demandas como cirurgias e consultas que ficaram paradas durante praticamente todo o ano de 2020. 

Foto: Arquivo/CidadeVerde.com

O médico Gilberto Albuquerque, anunciado como secretário de Saúde, afirma que diante da atual situação, as tendas montadas no Hospital de Urgência de Teresina (HUT), no Hospital de Campanha Padre Pedro Balzi e no Hospital do Monte Castelo continuam em funcionamento.

A crise sanitária trouxe reflexões também para a economia. Nos meses mais críticos da pandemia, as atividades econômicas foram paralisadas. Muitas pessoas perderam as fontes de renda e passaram a viver com recursos do auxílio emergencial. No Congresso Nacional, há uma discussão sobre a prorrogação do auxílio, mas nada definido até agora.

Na estrutura econômica da prefeitura, existem a secretaria de Economia Solidária, Fundação Wall Ferraz e a Secretaria de Desenvolvimento Econômico. A proposta da prefeitura é aliar o trabalho de atração de grandes investimentos com o auxílio aos pequenos empreendedores que foram os principais afetados com a pandemia. 

O sistema de transporte público é considerado o grande gargalo deixado pela atual gestão para o prefeito eleito. O sistema Inthegra não funcionou com o esperado e foi alvo de muitas críticas por parte dos usuários. Demora nas paradas de ônibus, lotação e a qualidade dos veículos que circulam na capital, são alguns dos pontos questionados pelos usuários.

Chegou a se discutir a possibilidade de unir as duas secretarias em apenas uma. As conversas não avançaram e Dr. Pessoa nomeou nomes para cada pasta. 

O prefeito Dr. Pessoa afirma que se não for possível um consenso com os empresários do setor, a prefeitura criará uma empresa pública de ônibus. 

“Já foi realizada uma conversa inicial entre o Robert Rios e os empresários. O João Henrique participou também. Se não for possível um diálogo, com uma solução, vamos apresentar uma empresa pública. Nunca abandonei o povo e não será agora que irei abandonar”, disse.

A segurança pública é outro ponto que representa um desafio para a nova gestão. Apesar da segurança não ser uma atribuição do município, Dr. Pessoa já anunciou a criação de uma Secretaria Municipal de Segurança. A pasta deverá ser comandada pelo coronel Nixon Frota (PRTB).

Reforma Administrativa

A reforma Administrativa é outro ponto discutido pela equipe do prefeito eleito Dr. Pessoa. A proposta inicial seria a redução de 32 para 26 pastas. Porém, Dr. Pessoa afirma que não há nenhuma decisão tomada com relação à diminuição de pastas.

“Não posso falar porque não há nada definido. É algo que vai ser discutido com o tempo. Em janeiro é que vamos tratar disso”, afirmou. 

Foto: Reprodução/Vídeo

 

Veja o secretariado

Planejamento – João Henrique Sousa
Procuradoria  Geral do Município – Aurélio Lobão
Fundação Monsenhor Chaves – Sheyvan Limma
Semcaspi - Eliana Lago
Meio Ambiente – Elisabeth Sá
IPMT – Kennedy Glauber
Economia Solidária – Gessy Fonseca
Desenvolvimento Urbano e Habitação – Edmilson Ferreira
ETURB – Caio Bucar
Secretaria de Concessões e Parcerias – Júlio Rodrigues
Secretaria Juventude – João Duarte Neto
SDU/ Centro – Rocanlli Filho
SDU/ Norte – Ana Paula Mendes
Arsete -  Márcio Allan Carvalho 
Fundação Wall Ferraz – Maycon Silva Oliveira
Strans – Cláudio Pessoa Lima
SDU/ Sul – Alípio Paiva
SDU/Leste - James Guerra
SDU/Sudeste – Zé Nito
Fundação Municipal de Saúde - Gilberto Albuquerque
Educação - Nouga Cardoso
Administração - Leonardo Silva
Governo - Adolfo Nunes
Finanças - Robert Rios
Comunicação - Lucas Pereira

Esporte e Lazer: Eduardo Draga Alana
Desenvolvimento Econômico - Marcelo Eulálio
Políticas Públicas para as Mulheres - Karla Berger
Prodater - Jobson Paulo da Cunha Filho

Foto: RobertaAline/CidadeVerde.com

Solenidade de Posse

O prefeito eleito Dr. Pessoa (MDB) e os vereadores de Teresina tomarão posse dia 1º de janeiro. O evento será totalmente virtual. Não haverá nenhuma solenidade de forma presencial nem na Câmara de Teresina e nem na prefeitura.

De acordo com a assessoria de Dr. Pessoa, a decisão de fazer uma posse virtual se deve ao avanço da pandemia do coronavírus. A medida visa evitar aglomeração no evento em que reuniria os eleitos e os convidados. 

Veja como será a programação:

Abertura com o hino nacional
Em seguida os vereadores fazem o juramento com a leitura do termo de posse
Depois ocorre a eleição da Mesa Diretora da Casa
O voto de cada vereador será coletado individualmente. A votação é aberta. 
Após a eleição, ocorre a posse do vice-prefeito e do prefeito eleito. 

Foto: RobertaAline/CidadeVerde.com

 

Histórico de vida
Dr. Pessoa nasceu no dia 12 de agosto de 1946 na localidade Lagoa da Rosa, no município de Água Branca. Ele é filho dos agricultores Faustino José Leal e Maria Raimunda Leal e  irmão de seis. Dr. Pessoa tem três filhos. 

O prefeito eleito foi alfabetizado apenas aos 15 anos. No ano de 1966 mudou-se para o Rio de Janeiro, onde formou-se em medicina pela Faculdade de Medicina de Teresópolis (UNIFESO). Especializou-se em Cirurgia Geral, Saúde Pública, Administração Hospitalar, Medicina do Trabalho e é titular do Colégio Brasileiro de Cirurgiões do Rio de Janeiro e Mestre em Saúde da Família, tendo conquistado o direito de pleitear um Doutorado. 

Trabalhou como acadêmico em 1975 e a partir de 1978 como médico no estado do Rio de Janeiro. Foi diretor do Serviço de Urgência e Emergência (Pronto Socorro) do Hospital das Clínicas de Teresópolis (RJ). Ele foi diretor do Serviço de Urgência e Emergência do Hospital Getúlio Vargas em Teresina (Hospital de Ensino). Atuou como diretor do Hospital Satélite (Diretor Clínico- Clínica Médica), desempenhou ainda atividades de ensino como professor concursado de cirurgia geral na Faculdade de Medicina de Teresópolis (departamento de cirurgias). 

Atualmente, Dr. Pessoa é professor Adjunto 04 em Cirurgia Geral na Universidade Federal do Piauí (UFPI), coordenador do Curso de Urgências Médica e Cirúrgicas na UFPI, coordenador de monitores do curso de Urgências Médica e Cirúrgicas na UFPI, membro do Conselho Universitário da UFPI e Mestre em saúde da família Uninovafapi. 

Carreira Política

Dr. Pessoa iniciou sua trajetória política no ano de 1988. Nesta época, ele foi candidato a prefeito de Lagoinha do Piauí, mas não venceu as eleições. Em 1996 foi candidato a prefeito de Água Branca, mas só conseguiu ser eleito em 2000, como vereador de Teresina e foi reconduzido por três mandatos seguidos, em 2004, 2008 e 2012.

Em 2014, Dr. Pessoa foi eleito deputado estadual. Em 2016 disputou as eleições para prefeito e ficou em segundo lugar com mais de 170 mil votos. Em 2018, candidatou-se ao Governo do Piauí ficando novamente em segundo lugar e obtendo, na capital, 40 mil votos a mais que o governador. Em 2020, disputa as eleições para a Prefeitura de Teresina.

 

Lìdia Brito
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais