Cidadeverde.com

Piauí encerra 2020 com mais de 143 mil casos de covid e 2.840 óbitos

Imprimir

Foto: Tarso Sarraf/Folhapress

O Piauí terminou o ano de 2020 com mais de 143 mil casos confirmados de covid-19. A doença, causada pelo novo coronavírus, matou quase 3 mil piauienses desde o início da pandemia. 

Os primeiros casos foram registrados no dia 19 de março, 3 no total. Já a primeira morte ocorreu no dia 28 do mesmo mês. A partir daí, os números só aumentaram.

De 18 casos em março, o estado saltou para 582 em abril e 4.519 em maio. Em junho, a Secretaria de Saúde notificou 16.940. O pico da pandemia aconteceu em julho, quando o Piauí bateu o recorde de casos superando os 30 mil em um único mês.

Só em agosto a pandemia começou a dar sinais de queda no Piauí, quando registrou 25.401 casos de covid-19. Caindo mais ainda em setembro para 18.990 e 16.697 em outubro. Novembro foi o mês que registrou menos casos desde o pico, 14.140.

Com as eleições e festas de final de ano, o Piauí voltou a ficar em alerta com o aumento no número de infectados.  Dezembro, a 3 dias do fim, já superava novembro em registros da covid, totalizando 15.493.

Foto: Geraldo Bubniak/AEN-PR

Óbitos

O pico de mortes por covid-19 também ocorreu em julho, quando foram registradas 668. Em agostos os óbitos caíram para 489 e depois ficaram na média de 250 mortes por mês. Apesar de superar novembro em casos, dezembro terminou com menos mortes: 206.

Prefeito foi primeira vítima fatal

No dia 28 de março, o boletim da Secretaria de Saúde anunciava a primeira morte causada pelo novo coronavírus no estado. A vítima foi o prefeito de São José do Divino, Antônio Nonato Lima Gomes, conhecido como Antônio Felícia (PT). Ele tinha 57 anos e morreu na madrugada do dia 27 no Hospital Dr. José Brito Magalhães, no município de Piracuruca, depois de dar entrada com falta de ar intensa. 

Foto: Ascom/Prefeitura

O Piauí sai de 2020 com casos de covid-19 nos 224 municípios, 200 deles com registros de óbitos, o que representa 89,3%.

140 mil recuperados

A covid-19 é uma doença causada pelo coronavírus, denominado SARS-CoV-2, que apresenta um espectro clínico variando de infecções assintomáticas a quadros graves. De acordo com a Organização Mundial de Saúde, a maioria (cerca de 80%) dos pacientes com Covid-19 podem ser assintomáticos ou oligossintomáticos (poucos sintomas), e aproximadamente 20% dos casos detectados requer atendimento hospitalar por apresentarem dificuldade respiratória, dos quais aproximadamente 5% podem necessitar de suporte ventilatório.

No Piauí, a Sesapi estima que 139.938 mil pessoas já estão recuperadas ou seguem em acompanhamento (casos registrados nos últimos 14 dias) que não necessitaram de internação ou evoluíram para morte.

Foto: Raíssa Morais

Último boletim do ano

Segundo a Sesapi, nas últimas 24 horas de 2020 foram registrados 507 novos casos e três óbitos. Os dados foram divulgados na noite desta quinta-feira (31). 

Dos 507 casos confirmados da doença, 289 são mulheres e 218 homens, com idades que variam de um a 91 anos.

Dois homens e uma mulher não resistiram às complicações da doença. Os do sexo masculino eram de Amarante (63 anos) e Guadalupe (86 anos). Ela era natural da cidade Várzea Branca  (90 anos). A vítima de 86 não possuía comorbidades. 

Dos leitos destinados para o tratamento de pacientes da Covid-19, 401 estão ocupados. 243 são leitos clínicos, 155 UTIs e três leitos de estabilização. As altas acumuladas somam 7.545.

Foto: Cláudio Furlan / Dia Esportivo / Estadão Conteúdo

Quais são os sintomas

Os sintomas da COVID-19 podem variar de um resfriado, a uma Síndrome Gripal-SG (presença de um quadro respiratório agudo, caracterizado por, pelo menos dois dos seguintes sintomas: sensação febril ou febre associada a dor de garganta, dor de cabeça, tosse, coriza) até uma pneumonia severa. Sendo os sintomas mais comuns:

  • Tosse
  • Febre
  • Coriza
  • Dor de garganta
  • Dificuldade para respirar
  • Perda de olfato (anosmia)
  • Alteração do paladar (ageusia)
  • Distúrbios gastrintestinais (náuseas/vômitos/diarreia)
  • Cansaço (astenia)
  • Diminuição do apetite (hiporexia)
  • Dispnéia ( falta de ar)

Veja o gráfico atualizado desde o ínicio da pandemia

 

 

 

Hérlon Moraes e Pablo Cavalcante
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais