Cidadeverde.com

Após atraso em obras, Semar prevê reabertura do Zoobotânico em março

Imprimir

A Secretária de Estado do Meio Ambiente, Sádia Castro, confirmou, nesta terça-feira (5), que o Parque Estadual Zoobotânico deve ser reaberto em março.  O zoológico está passando por uma série de obras para poder reabrir para visitantes. 

Entre as obras está a recuperação dos banheiros, recapeamento do asfalto, recuperação das trilhas e reforma do recinto dos animais. 

“A previsão é que a gente possa reabrir o Zoobotânico até março. A gente entende que nesse período de pandemia como os parques foram liberados seria um local ideal para os pais levarem as crianças nesse momento em que elas não estão indo para a escola. Mas também da forma como estava, estava muito precário, inseguro para todos, para quem trabalha lá e para quem visitava”, adianta Sádia.

A obra era para ter iniciado em março do ano passado, mas devido à pandemia as reformas atrasaram. Sobre a perspectiva do parque ser administrado através de uma Parceria Público-Privado, a secretaria se resumiu  a dizer que a possibilidade é prevista no Sistema Nacional de Conservação. 

“No caso do Zoobotânico o regramento prevê esse tipo de parceria”, disse. 

A secretaria também comentou o avanço das dunas no litoral do Piauí. Neste fim de ano a areia invadiu trecho da PI-116 e parte da via está interditada. 

Sádia Castro disse que o problema é recorrente, mas é importante que as dunas se movimentem porque elas fazem um trabalho necessário para o meio ambiente, como  a recarga dos lençóis freáticos. 

Ela defende uma parceria da prefeitura de Luís Correia com a Semar para tentar sanar a dificuldade. “Não é o caso de interromper a estrada, mas de lidar com a essa situação”, disse. 

 

Izabella Pimentel
[email protected] 

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais