Cidadeverde.com

O que o esporte espera dos novos Prefeitos de Batalha e Esperantina

Imprimir

O esporte em qualquer lugar é sempre um motivo de movimentação das pessoas, não importando a idade. Onde acontece uma atividade esportiva, lá está o público, mesmo em condições precárias.  

O mesmo ocorre nos bairros de Teresina. Agora que os novos prefeitos eleitos tomaram posse, os esportistas estão na expectativa do que vem para os próximos meses e anos. Pude sentir, logo nos primeiros contatos, o que esperam dirigentes, atletas, torcedores e imprensa de Batalha e de Esperantina.

O ESPORTE DE BATALHA

A cidade de Batalha tem um público sempre presente nos jogos de futebol e de futsal e as instalações para as práticas esportivas atendem razoavelmente as necessidades locais. O Prefeito João Messias Melo, cujo mandato terminou em 31.12.2020, realizou serviços gerais no Ginásio de Esportes Messias Freitas. 

Uma vez bem administrado, é um bom Ginásio, palco das partidas do futsal da cidade e também recebe jogos da Copa Piauí. Um segundo Ginásio está na parte mais central da cidade, pouco usado. Precisa de uma programação esportiva e de cuidados permanentes.

O Estádio de Futebol da Batalha já foi melhor, com gramado, iluminação etc. Na semana em que encerrou o seu mandato, o Prefeito João Messias declarou em entrevista à Rádio Batalha FM que estava deixando projeto pronto e recursos disponíveis para a administração seguinte realizar as obras necessárias.  

A bola, então, está com o novo Prefeito, José Luiz.  Ressaltamos também que Batalha tem a Liga de Futebol e a Entidade do Futsal. Vários clubes são filiados e anualmente disputam torneios e campeonatos. A zona rural também tem as suas competições. A Rádio local ( Batalha FM ) faz cobertura dos acontecimentos esportivos.

O ESPORTE DE ESPERANTINA

Em Esperantina está um dos melhores ginásios de esportes do Estado do Piauí. É o Ginásio Hermes Nogueira, no centro da cidade, construído a partir de emenda parlamentar do Deputado Federal Themístocles de Sampaio Pereira. É administrado pela Prefeitura da cidade e lá são disputadas grandes partidas da Copa Norte de Futsal. 

E temos mais dois ginásios em Esperantina. O Ginásio Dídimo de Castro, na av. Petrônio Portela, pertencente à Secretaria de Estado da Educação. Foi inaugurado pelo Governador Mão Santa e pelo Secretário, Professor Ubiracy Carvalho. 

Por falta de cuidados, está sempre precisando de serviços gerais. E o Ginásio João Marques no bairro Nova Esperança. Pertence à Prefeitura local. Vale salientar também que o Colégio José Nogueira, da rede estadual, tem uma quadra coberta. O maior acontecimento esportivo da região é a Copa Norte de Futsal,com sede principal em Esperantina.

O que mais os esportistas esperantinenses reclamam é em relação à falta do Estádio de Futebol.  Há mais de 10 anos a obra foi iniciada e parou no muro e mais alguma coisa na parte interna.  

O Deputado Federal Marllos Sampaio aprovou uma emenda parlamentar de dois milhões de reais para a obra e nada de Estádio Municipal. A turma do futebol joga no “poeirão”, às margens do Rio Longá. Esperantina tem a sua Liga de Futebol com mais de 10 clubes filiados. Acreditamos que a Prefeitura e o Governo do Estado vão concluir a obra  ainda este ano.

Ivanária Sampaio é a nova Prefeita de Esperantina, empossada em primeiro de janeiro. Os esportistas confiam no incentivo da Prefeita para o desenvolvimento do esporte esperantinense, com o apoio dos Deputados Themístocles Sampaio e Marcos Aurélio. 

A Rádio Morro da Chapadinha FM tem espaços voltados para o esporte, assim como portais das duas cidades. Os vereadores de Batalha e Esperantina também têm muito a contribuir para o bem do esporte. 

Dídimo de Castro
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais