Cidadeverde.com

Piauienses são sucesso nas artes e política

Imprimir

Não é só como donas de casa, rainhas do lar ou nos afazeres domésticos que elas fazem sucesso. Hoje, é fácil encontrar mulheres que se destacam nas mais diversas áreas de atuação do mercado.

 

Muitas delas fazem tanto sucesso que o reconhecimento aos seus trabalhos extrapola os limites do seu Estado, como é o caso da artista plástica Dora Parentes. Com 71 anos de idade e 40 deles dedicado às artes, Dora é uma pintora piauiense que está sempre se descobrindo e também conquistando o mundo através da sua arte.

 
 
Recentemente, a exposição “Ecos de Dora” esteve em Portugal. Nela, Dora mostrou seu trabalho mais recente, cuja temática mostra os cactos. Para quem acompanha otrabalho da artista plástica, sabe que esse é um tema novo em suas criações, já que ela é conhecida por pintar mulheres, bailarinas e cavalos em sua arte. “Com a perda do meu filho, achei que não iria pintar mais. Mas ao mesmo tempo que veio o desânimo, encontrei forças e coragem para voltar a trabalhar e vi na flor do cacto uma beleza que nunca havia reparado”, diz Dora.

 

Dificuldade também é uma palavra bem presente no dicionário da vereadora Rosário Bezerra. A maior delas, segundo a parlamentar, aconteceu no ano de 1999, quando morava em Brasília. “Nesse ano tive um aneurisma cerebral e passei por uma cirurgia. Foi muito difícil. Graças a Deus fiquei sem seqüela, porque saúde é a melhor coisa do mundo”, lembra.

 

O fato de ser negra representou e ainda representa para Rosário Bezerra um outro desafio, já ela sempre teve que enfrentar o preconceito que ainda vigora em boa parte da sociedade. “Foi preconceito no namoro, no casamento e como profissional”, diz.

 

Vale ressaltar que Rosário é economista e mestre em Educação e já exerceu diversos cargos, sendo o último deles Ouvidora Geral do Estado. Para ela, o papel da mulher é de extrema importância e fundamental para o desenvolvimento de qualquer ação no mundo em que vivemos. “Nenhum projeto da sociedade tem sucesso sem a participação das mulheres”, ressalta.

 

A história dessas duas mulheres de destaque na sociedade piauiense foram mostradas no Programa Especial Mulheres do Piauí, exibido neste sábado em homenagem ao Dia Internacional da Mulher. O programa foi apresentado por Nadja Rodrigues e o bloco em que mostrou a história de Dora Parentes e Rosário Bezerra contou ainda com a participação da jornalista Eli Lopes.
 

 
Péricles Mendel
Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais
Tags: