Cidadeverde.com

PMT monitora famílias em áreas de risco em período chuvoso

Imprimir

A Prefeitura de Teresina está iniciando uma série de ações para evitar que o período chuvoso prejudique famílias que moram em áreas de risco na capital. Umas das ações é o monitoramento permanente de todas as áreas que podem sofrer com a forte incidência de chuvas. Na zona Centro/Norte, por exemplo, a Superintendência de Desenvolvimento Urbano já está com equipes em campo avaliando e encaminhando todos os procedimentos necessários para atender os casos de urgência.

Segundo a gerente de habitação da SDU Centro/Norte, Rogéria Sousa, todos os bairros considerados vulneráveis na zona Norte estão sendo monitorados. Entre eles estão Vila Mocambinho, Poti Velho, Nova Brasília, Matadouro e Mafrense, entre outros. A gerente explica que as famílias recebem visistas constantes de técnicos e assistentes sociais para avaliar as condições de moradia.

“Estamos tendo todo o cuidado para que estas pessoas não sejam prejudicadas. Quando fazemos a visita, identificamos a necessidade da família e podemos disponibilizar material de construção para reforçar a casa ou adicioná-la a um cadastro de moradias da Prefeitura. Em casos extremos, ela poderá ser até removida para um abrigo ou incluída no Programa Família Acolhedora”, explica.

O superintendente da SDU Centro/Norte, Marco Antônio Ayres, destaca que a questão dos alagamentos também está sendo tratada com a inspeção e manutenção de bombas de nivelamento da água nas áreas das lagoas. “Possuímos quatro bombas ao longo da avenida Boa Esperança e temos mais sete na região da Vila Mocambinho”, diz o superintendente.

Marco Antônio informa ainda que uma sistema de drenagem também está sendo desenvolvido para a região das lagoas, onde será construída uma lagoa de contenção e instaladas mais bombas de drenagem para equilibrar o nível da água. “Este projeto está avaliado em R$ 1,2 milhão e pretende acabar com o problema de alagamento em épocas de fortes chuvas. Os recursos já estão assegurados e são oriundos do BNDES”, assegurou.

As famílias que se sentirem prejudicadas com as chuvas podem solicitar ajuda da Prefeitura ligando diretamente para a SDU de sua região. SDU C/N – 3215-7460, SDU Sul – 3215-7665, SDU Leste – 3215-7874, SDU Sudeste – 3215-7855.
Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais
Tags: