Cidadeverde.com

Vídeo: manifestantes montam barricada na zona Leste de Teresina em protesto por moradia

Imprimir
  • pq.jpg divulgação PMPI
  • pq4.jpg divulgação PMPI
  • pq3.jpg divulgação PMPI
  • pq2.jpg divulgação PMPI
  • pq1.jpg divulgação PMPI

Manifestantes reinvidicaram por moradia interditando um trecho na Avenida Presidente Kennedy, na zona Leste de Teresina. Uma barricada foi montada com galhos de árvores e fogo na altura do Parque Universitário, no início da manhã deste sábado (23).  A Polícia Militar, inclusive a tropa de choque, e o Corpo de Bombeiros foram acionados. Por volta das 9h a pista começou a ser liberada. Cerca de 30 pessoas participaram do protesto. Não houve prisão. 

O capitão Rafael Nephomuceno, chefe da divisão da Coordenadoria de Gerenciamento de Crise e Direitos Humanos da PM, explica o conflito no terreno ocorre há algum tempo devido à ocupação de uma horta comunitária, onde cerca de 200 pessoas tentavam construir moradias. 

"Nessa ocupação já houve avanços e regressos. Recentemente, eles fizeram uma ocupação não violenta de madrugada nessa horta. O prefeito veio, ouviu a demanda e o que essas famílias informaram é que a situação delas não seria resolvida e por isso resolveram se manifestar para chamar atenção do poder público municipal. Explicamos para eles sobre aquele tipo de manifestação e não houve maiores conflitos, nem danos materiais ou prisões", explica o capitão. 

Foto: divulgação PMPI

Foto: divulgação PMPI

O terreno que as famílias reinvindicam pertence à prefeitura de Teresina e funciona uma horta comunitária. Por meio de nota, a Superintendência de Desenvolvimento Urbano Leste (SDU Leste) esclarece que ação se caracterizou pela retirada de estruturas em locais em que não há moradias, então, não se trata de desocupação, mas somente a limpeza do terreno.

VEJA A NOTA NA ÍNTEGRA

"A Assistência Militar, a Superintendência de Desenvolvimento Urbano Leste (SDU/Leste) e a Guarda Municipal realizaram neste sábado (23) uma ação de retirada de estruturas de madeira de áreas institucionais da Prefeitura de Teresina. As estruturas ocupavam áreas de hortas comunitárias na avenida Presidente Kennedy, nas margens da avenida Ulisses Marques e um campo de futebol na rua Tio Bentes. 

A ação se caracterizou pela retirada de estruturas em locais em que não há moradias, então, não se trata de desocupação, mas somente a limpeza do terreno. Em relação ao bairro Samapi, quando as equipes chegaram aos espaços reservados ao cemitério, moradores das imediações também se dirigiram ao local. Por isso, as equipes deixaram de fazer essa intervenção por conta da presença desses moradores. Foi, então, uma ação de preservação de espaços institucionais da Prefeitura Municipal de Teresina", informou James Guerra, superintendente da SDU/Leste

 


Graciane Sousa
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais