Cidadeverde.com
Política

Mais 10 milhões de doses de Oxford virão da Índia até 8 de fevereiro, diz governador

Imprimir

 

O governador Wellington Dias (PT), anunciou nesta segunda-feira (25) que mais 10 milhões de doses prontas da vacina da Universidade de Oxford com a AstraZeneca serão enviadas ao Brasil até o dia 8 de fevereiro.

Wellington Dias, que presidente o Consórcio Nordeste e coordena as negociações com o governo federal pelo Fórum dos Governadores, informou também que a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) aceitou iniciar apreciação para autorização emergencial  da Sputinik V, que poderá ser produzida no Brasil pelo laboratório União Química.

“Isso vai permitir que três laboratórios brasileiros com condições de produzir três vacinas Sinovac do Butantan, a AstraZeneca da Fiocruz e a Sputinik V da Rússia pela União Química. Consideramos grande avanço o acordo com a Índia para a entrega dos 2 milhões de doses prontas da Serum /Astrazeneca e também para mais 10 milhões de doses até 8 de fevereiro”, disse o governador. 

Para discutirem a possibilidade de ampliar as doses de vacinas, o Fórum dos Governadores marcou reunião com o embaixador da China no Brasil nesta quarta-feira (27).  O encontro ocorrerá por teleconferência para tratar sobre a situação dos contratos com Fiocruz e com o Instituto Butantan.

A vacina AstraZeneca é produzida pelo Instituto Serum, da Índia. 

Hoje, o Piauí recebeu mais 11 mil doses da vacina da Coronavac no segundo lote liberado pelo Ministério da Saúde. 

 

Flash Yala Sena
[email protected]

Imprimir