Cidadeverde.com

Avaliação dos grupos da Copa do Nordeste 2021

Imprimir

A CBF realizou no início da tarde desta quinta-feira (04) o sorteio para formação dos dois grupos que estarão em ação na primeira fase da Copa do Nordeste de 2021, de tal forma que clubes do mesmo estado ficassem em lados opostos. 

Foto: Thais Magalhães/CBF

Houve apenas uma situação inevitável porque Pernambuco tem 3 clubes na competição. Ficaram assim formados os grupos:

GRUPO A – Bahia, Santa Cruz de Recife, Ceará, CRB de Alagoas, Sampaio Corrêa, Confiança de Sergipe, Treze de Campina Grande-PB e 4 de Julho do Piauí.

GRUPO B – Vitória da Bahia, Sport Recife, Fortaleza, CSA de Alagoas, Botafogo da Paraíba, ABC de Natal, Salgueiro e Altos do Piauí.

Os confrontos serão entre os clubes do Grupo A x Grupo B. Assim, ficam garantidos os clássicos Como Fortaleza x Ceará, Santa Cruz x Sport, Bahia x Vitória, CSA x CRB, Treze de Campina Grande x Botafogo-PB, 4 de Julho x Altos.

Cada clube fará 8 jogos, sendo 4 em casa e 4 fora, como visitante. Ao final da fase, os 4 melhores de cada grupo serão classificados para a etapa seguinte da Copa do Nordeste de 2021. A abertura será no próximo dia 27. A CBF ainda vai elaborar a tabela de jogos.

Observando a formação dos dois grupos, não é possível fazer uma avaliação sobre qual é o mais forte. A cada ano são considerados como candidatos ao títulos os clubes de maior tradição, de histórico de conquistas em jornadas anteriores. 

Assim, temos de um lado Bahia, Santa Cruz e Ceará e do outro Vitória da Bahia, Sport Recife e Fortaleza. Surpresas já aconteceram com o Campinense de Campina Grande e o Sampaio Corrrêa sendo campeões. 

Teoricamente, os mais fracos são Confiança, 4 de Julho, Treze da Paraíba, ABC de Natal, Altos e Salgueiro. É esperar que venham surpresas agradáveis tornando mais emocionante a luta pelo título, ou mesmo pela classificação para a segunda fase.

O SALGUEIRO PERMANECE

Em várias competições tivemos clubes anunciando de última hora que estavam desistindo por falta de condições financeiras. No Campeonato Piauiense de 2020 aconteceu com a Sociedade Esportiva de Picos e afirmamos aqui mesmo no Cidadeverde.com que poderia ser apenas uma “jogada” para conseguir apoios. 

E era mesmo. Deu tão certo que Picos chegou à decisão do título e está em competições nacionais. Agora foi a vez do Salgueiro “desistir” e poucas horas depois ter o seu nome confirmado na Copa do Nordeste.  O socorro veio em cima da hora.

No Campeonto Piauienense de 2021 a bola está com o Tiradentes. Dirigentes do Amarelão da PM já acenaram com uma possível desistência, a espera de algum tipo de apoio. Se a moda pega, vamos ter em jornadas futuras um festival de “desistências”.

Dídimo de Castro
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais