Cidadeverde.com

Último dia do Enem acontece neste domingo; versão deve ser 100% digital até 2026

Imprimir

Foto: arquivo Cidadeverde.com

O último dia de provas da versão digital do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) acontece neste domingo (7). Os candidatos terão cinco horas para resolver 90 questões de ciências da natureza e suas tecnologias, e matemática e suas tecnologias. No Piauí, o exame será aplicado apenas em duas cidades: Teresina e Parnaíba. Na semana passada, primeira dia de provas, o número de faltosos foi de 65,8%. 

Os portões dos locais de aplicação serão abertos às 11h30 (horário de Brasília). Assim, o participante terá até uma hora e 30 minutos para acessar o local de prova. Essa é uma das medidas de segurança adotadas pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) em decorrência da pandemia de Covid-19, com o objetivo de garantir uma aplicação segura. Os portões fecham às 13h e as provas começam às 13h30. O término da aplicação deste domingo será às 18h30.

Os participantes da versão digital que se sentiram prejudicados por incidentes logísticos durante o exame poderão solicitar a reaplicação. O prazo para fazer o pedido começa após o fim da aplicação, em 8 de fevereiro, e vai até o dia 12 do mesmo mês. O encaminhamento para a reaplicação não é automático. A solicitação deve ser feita por meio da Página do Participante, na qual o inscrito também deverá consultar o resultado. 

Exame será totalmente digital até 2026


O Enem deve ser totalmente digital até 2026. De acordo com o Inep estão sendo realizados investimentos para o aprimoramento das questões das provas, utilizando novos recursos tecnológicos, como vídeos, infográficos e até a lógica de games. O Instituto destaca ainda como benefícios das provas digitais a celeridade de todo o processo. 

"As impressões de milhões de provas darão lugar à velocidade praticamente instantânea da internet, o que contribuirá para que as provas cheguem para correção com mais rapidez, proporcionando divulgações mais ágeis dos resultados. No caso da versão impressa, são mais de dois meses para impressão e transporte", informou o Inep. 

 

Graciane Sousa
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais