Cidadeverde.com

Blitz educativa conscientiza população sobre cuidados com o coronavírus

Imprimir

Foto: CCOM

Com o tema “Volte mais cedo pra casa”, o Governo do Estado do Piauí, por meio da ação integrada de diversos órgãos, está realizando blitzen educativas no município de Teresina para conscientizar a população sobre a manutenção dos cuidados de prevenção ao coronavírus e a necessidade de cumprimento do Decreto Estadual (Decreto Nº 19.445, de 26 de janeiro de 2021) que reforça as regras sanitárias, além do cumprimento da Lei Seca. Neste sábado (7) as ações ocorreram simultaneamente nas Avenidas Presidente Kennedy e Centenário.

A ação envolve órgãos como Detran, Secretaria de Saúde do Piauí (Sesapi), Vigilância Sanitária, Secretaria de Segurança e as Polícias Militar e Civil. De caráter educativa, a ação visa conscientizar a população tanto sobre a importância da Lei Seca e cuidados com trânsito, quanto sobre as necessidades do cumprimento das regras sanitárias em prevenção ao coronavírus.

De acordo com as últimas pesquisas do Ministério da Saúde, uma em cada cinco vítimas de acidentes de trânsito atendidas nos pronto-socorros ingeriu bebida alcoólica. Os dados revelam ainda um total de 21% dos acidentes relacionados ao uso do álcool, causando um grande impacto nos atendimentos de urgência e emergência do SUS. Na ação, os agentes do DETRAN também estão realizando testes de alcoolemia, por meio do bafômetro.

O gerente de fiscalização do trânsito do Detran, Osvaldo Lima explicou que estão sendo feitos os testes de alcoolemias em alguns condutores que apresentem sinais de embriaguez. “A operação é educativa no caso da Lei Seca, nós realizamos os testes do bafômetro, e hoje detectamos um condutor que havia feito o uso de álcool e autuamos. A operação é educativa e estalos aqui para fazer o cumprimento da Lei Seca”, disse.

“O Detran Piauí está aqui para auxiliar a população na adoção de medidas de prevenção no trânsito com intuito de fortalecer essa ação, na perspectiva de reduzir ainda mais os índices de acidentes de trânsitos, diminuindo assim as internações para que o sistema de saúde possa dar mais assistência às questões da Covid e seus desdobramentos”, disse a educadora Lara Emanueli.

A Polícia Militar do Piauí está presente na ação. “Somos designados para fazer a proteção aos usuários e condutores de trânsito e de todos os enfermeiros e pessoas que estão trabalhando na blitz para que não ocorra nenhuma agressão por parte dos condutores. Tem sido uma blitz calma, tudo muito tranquilo e não houve a necessidade de uma ação mais enérgica”, comentou o sargento Salles.

A gerente da Sesapi, Bhassia Barroso, destacou a ação conjunto para irradiar o coronavírus do Piauí e evitar que haja o colapso no sistema de saúde, como já aconteceu em outros estados. “Temos que tomar as medidas necessárias de distanciamento social, o uso da máscara, do álcool em gel. Essas medidas são preventivas e têm bons resultados, ajudando o sistema de saúde a não colapsar e salvando vidas”, comentou.

O condutor de motocicleta, Emanuel Medeiros, foi parado pela blitz educativa e destacou a importância da ação. “Tem gente levando como uma brincadeira essa pandemia e ela ainda não acabou, por isso eu acho importante essa ação. Então, eu peço a todos que usem o trânsito com consciência, evitando acidentes e também que se conscientizem que essa doença ainda está aí, e que é preciso cuidado”, declarou.

A motorista Adalia Silva destacou que reconhece a ação do Governo no Piauí na tentativa de chamar atenção da população. “É muito importante para estar lembrando as pessoas por que cabe a própria população tomar as atitudes necessária e sanarmos que é difícil o ser humano lidar com regras. Esperamos realmente que essa ação tenha um impacto positivo”, disse a condutora.

 

Da Redação

[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais