Cidadeverde.com

Advogado eleitoral alerta para falhas em prestação de contas no Piauí: “Motivos bestas”

Imprimir

Foto: Ascom

Partidos que precisam pagar multas vultosas à Justiça Eleitoral e chegam até mesmo a passar anos sem receber repasses do Fundo Partidário. Essa é a situação de muitas siglas no Piauí. O advogado eleitoral Evandro Melo Filho, analisa as últimas decisões de punição aos partidos no Tribunal Regional Eleitoral do Piauí a respeito de prestação de contas e destaca que muitas ocorrem por motivos que poderiam ser facilmente evitados, ou seja, faltaria atenção às direções das legendas a respeito da documentação e transparência necessárias.

“Já faz alguns anos que acompanho isso e posso dizer que algumas siglas têm as desaprovações de conta são por motivos ‘bestas’ demais. Em geral, a parte fiscal da prestação, bem como a contábil propriamente dita não apresentam defeitos, mas a falta de um cruzamento em cheques emitidos, por exemplo, colocam à prova todo um trabalho”, frisa Evandro Melo Filho. 

O advogado é taxativo: “Nesse tempo todo eu só consigo um diagnóstico: falta orientação adequada, especializada e próxima, como falta aos dirigentes partidários a obediência às orientações quando passadas e atenção com o que se faz. Os gestores partidários precisam entender que as finanças de uma sigla envolvem valores públicos e a administração disso é seríssima”, explica Evandro. 

Ele acrescenta que atos simplórios e falhos, são considerados de extrema gravidade pela Justiça Eleitoral, comprometendo a sobrevivência do próprio partido, que vai ter que pagar multa severa. “Há casos de partidos aqui no Piauí que há anos não recebem Fundo Partidário por problemas nas contas”, completa.

redaçã[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais