Cidadeverde.com

Lagoa do Piauí ganha novos serviços do Governo do Estado

Imprimir

Foto: Ccom

A governadora em exercício, Regina Sousa, esteve, nesta terça-feira (16), no município de Lagoa do Piauí, onde inaugurou obras de infraestrutura, visitou a implantação do Programa Piauí Conectado e anunciou reforma das escolas da Rede Estadual de Ensino no município.

A chefa do Executivo estadual inaugurou uma passagem molhada sobre o riacho Riachão, na localidade Buriti Grande. A construção da passagem foi um atendimento do Governo do Estado às demandas apresentadas pelos moradores da região, que irá possibilitar a mobilidade e garantir o acesso aos serviços de saúde, além de melhorar o escoamento agrícola da região e o transporte escolar. Os investimentos somaram R$ 329.089,50, oriundos do PRO Piauí.

“Governar é isso: melhorar a vida das pessoas, cuidar de quem mais precisa. Uma comunidade que fica isolada se sente abandonada, porque ela não pode se comunicar com os familiares. Então isso aqui me sensibiliza muito, por isso, queria que fosse logo concluída antes do período chuvoso. É muito importante para eles, que ficarão estimulados a produzir já que agora tem como levar a produção para vender”, ressaltou Regina Sousa.

O prefeito de Lagoa do Piauí, Mauro Júnior, falou sobre a importância da obra para a população de Lagoa do Piauí. “Ficamos muito felizes com uma obra desse tamanho, porque aqui alagava e o tráfego ficava inviável, como o transporte escolar, ambulância, então queremos contar sempre com essa parceria do Governo do Estado para trazer benefícios para nossa cidade: mais obras como essa, que melhore nossa infraestrutura, nossa educação e nossa saúde”, disse o gestor.

Regina Sousa visitou também a Unidade Escolar Francisco Luiz de Moraes, no Centro da cidade, acompanhada do secretário de Estado da Educação (Seduc), Ellen Gera, que destacou que a passagem molhada vai beneficiar os alunos e anunciou a conclusão das obras de outra escola pelo PRO Educação.

“A passagem molhada também traz impacto na educação, pois durante o período chuvoso, era comum alguns estudantes não terem acesso à escola e agora esse acesso é garantido. A grande novidade que estamos trazendo a Lagoa do Piauí é a obra da escola Francisco de Moraes, que vai ser totalmente reformada, ampliada, equipada com tudo que é necessário para que uma educação de qualidade seja prestada pelos professores e garantida aos estudantes. Temos ainda uma outra escola sendo construída no município, que está quase pronta, mas precisa resolver a questão elétrica e é isso que estamos resolvendo, por meio do PRO Educação, para que possamos fazer a entrega dessa unidade e atender a comunidade da zona rural do município”, frisou o gestor.

Na oportunidade, foi entregue um trator aos moradores da comunidade Bonfim para fomentar a produção agrícola. A máquina chegou aos trabalhadores rurais por meio de uma emenda parlamentar da deputada federal Rejane Dias.

A deputada pretende destinar emenda para entregar kits de irrigação e cinco mil metros de asfalto para a zona rural de Lagoa do Piauí. “Esse trator veio em uma boa hora, no início das chuvas. Vai ajudar no plantio, na colheita para ajudar na alimentação e comercializar essa produção. Uma das metas do nosso mandato é gerar renda, gerar condições de sobrevivência, principalmente para os pequenos produtores, mais do que nunca precisamos criar alternativas para os que mais precisam”, afirmou Rejane Dias.

Na praça central do município está sendo implantado o Programa Piauí Conectado pela Agência de Tecnologia da Informação do Piauí (ATI) que, além de permitir o acesso à internet gratuitamente pelos moradores no local, traz benefícios para a população piauiense nas três principais áreas da Administração Pública: educação, saúde e segurança. “O Piauí Conectado é um projeto público para órgãos públicos, no qual colocamos pontos de acessos gratuitos para a população, este é mais um ponto de 40 mega, que permite que a população possa estudar, se comunicar e trabalhar usufruindo desse serviço”, destacou Antônio Torres, diretor-geral da ATI.


Da Redação
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais