Cidadeverde.com

“Maior desafio é tirar o ódio do coração”, diz padre ao lançar campanha da Fraternidade

Imprimir
  • campanha6.jpg Paulo Barros
  • campanha5.jpg Paulo Barros
  • campanha4.jpg Paulo Barros
  • campanha3.jpg Paulo Barros
  • campanha2.jpg Paulo Barros
  • campanha1.jpg Paulo Barros

Com o tema "Fraternidade e Diálogo: compromisso de amor'', a Arquidiocese de Teresina lançou na manhã desta quinta-feira (18) a Campanha da Fraternidade 2021. A solenidade foi realizada no auditório do Centro Pastoral Paulo VI, e contou com a presença de autoridades como a governadora em exercício Regina Sousa (PT). O prefeito de Teresina, Doutor Pessoa(MDB), não compareceu ao evento e foi representado pelo Procurador Geral do Município, Aurélio Lobão.

Este ano, a campanha acontece de forma ecumênica em conjunto com outras igrejas e denominações cristãs. De acordo com o padre Leonildo Campelo, coordenador da campanha em Teresina, objetivo é ampliar o diálogo e a tolerância.

"O maior desafio é tirar o ódio do coração da humanidade e sempre levar a humanidade para Jesus Cristo, que é a ponte, que salva e que liberta. A campanha da Fraternidade vai nos chamar atenção nesse sentido, para que nós possamos viver o nosso cristianismo, para que possamos ser discípulos e missionários de Jesus. É um instrumento de evangelização e conscientização de uma sociedade que ainda não está restaurada pelo poder de Deus. Nesse sentido, a igreja católica nos chama atenção para vivermos a unidade, respeitando a diversidade", destacou.

Em sua fala durante a solenidade de lançamento, o vigário geral da Arquidiocese de Teresina, padre Tony Batista, fez referência à polarização vivenciada pelo Brasil e pelo mundo nos últimos anos. Para ele, é preciso aprender a conviver com o diferente.

 "A Campanha da Fraternidade é a campanha mais exitosa do mundo entre as desenvolvidas por igrejas. Esse ano ela está como Deus quer. Eu creio que todos nós não somos apenas informados, mas acompanhamos as redes as mídias e vemos que está acontecendo. Não nos vemos mais como irmãos, companheiros, mas como inimigos. Isso é tudo contrário ao evangelho. Precisamos construir pontes de respeito. Sentar com o diferente, dialogar com o diferente, sem arrogância. Vamos derrubar a mentira, a falta de diálogo. Vamos derrubar os muros e construir pontes. É isso que a campanha quer fazer. Que Deus nos salve de tanta polarização e tanta mentira, no Brasil e no mundo inteiro", disse Tony Batista.

A governadora em exercício, Regina Sousa, parabenizou a igreja pela escolha do tema da edição 2021 da campanha da Fraternidade
 
"A igreja Católica tem sido muito feliz na escolha dos temas da Campanha da Fraternidade. Tem nos unido muito. O mundo está precisando de diálogo, conversar, se entender. As instituições estão precisando dialogar entre si, e as pessoas também precisam dialogar entre si. Não vamos conseguir resolver as mazelas que temos, se não for em comunidade", disse Regina Sousa.

As ações da Campanha da Fraternidade serão realizadas ao longo dos próximos meses, durante as celebrações e encontros realizados pela igreja. Atividades de conscientização também devem ser realizadas através da parceria com instituições públicas e privadas. 

A Arquidiocese de Teresina também busca a parceria com outras igrejas e denominações cristãs para fortalecer as ações da campanha. Até o momento, apenas a igreja Luterana sinalizou a possibilidade participar as atividades em Teresina. 

Flash Natanael Souza
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais