Cidadeverde.com

Governo prorroga decreto, libera música e restringe horário de lojas de conveniências

Imprimir

Foto: Arquivo/Cidadeverde.com 

A governadora em exercício, Regina Sousa (PT), assinou nesta sexta-feira(19) a prorrogação do decreto que limita o funcionamento do comércio, bares e restaurantes. As medidas que, inicialmente valeriam até o próximo dia 22 de fevereiro, passam a valer até o dia 28 deste mês. O texto sofreu algumas alterações. 

Veja o decreto

De acordo com o secretário estadual de Governo, Osmar  Júnior, passou a valer a limitação do horário de funcionamento de lojas de conveniência e depósitos de bebidas até as 23h. 

Outro ponto significativo é que o novo decreto autoriza som ambiente ao vivo em bares e restaurantes que não possuem pista de dança, ou espaços que possam gerar aglomerações. 

As demais determinações do decreto anterior, publicado em 26 de janeiro, continuam valendo. Entre os pontos de destaque, está a suspensão da realização de festas ou eventos  e atividades que envolvam aglomeração, eventos culturais, atividades esportivas e sociais, bem como funcionamento de boates, casas de shows e demais estabelecimentos que promovam atividades festivas, em espaço público ou privado.

Bares e restaurantes só podem funcionar até as 23h.

Para o comércio está estabelecido o funcionamento até às 17h e de 12h às 21h para shoppings centers. 

O uso de máscara de proteção continua obrigatório, principalmente para a permanência de pessoas em espaços públicos abertos de uso coletivo, como parques, praças, praias e outros.

A prorrogação das medidas acontece em no momento em que a taxa de ocupação dos leitos de UTI destinados aos pacientes com a Covid-19 volta a preocupar as autoridades de saúde. Nos últimos dias, a taxa de ocupação já chegou a ultrapassar a marca de 70%. 

Alguns municípios voltaram a adotar medidas mais rígidas de combate à covid-19. Em Floriano, no sul do Estado, a prefeitura voltou a decretar lockdown e a restringir o funcionamento de atividades. 

 


Yala Sena e Natanael Souza
[email protected] 

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais