Cidadeverde.com

Senadores defendem que Batalha entre no calendário nacional

Imprimir
José Cruz/Agência Senado
 
Em seus discursos na tribuna do Senado Federal, os senadores piauienses, Heráclito Fortes (DEM), João Vicente Claudino (PTB) e Mão Santa (PMDB) ressaltaram a importância da Batalha do Jenipapo e defenderam que o dia 13 de março entre no calendário nacional. A proposta foi feita na primeira sessão especial na Casa sobre a luta entre piauienses e portugueses pela Independência do Brasil.
 
"A Batalha do Jenipapo tem que ser mais divulgada e merece que sua data esteja marcada no calendário nacional", afirmou Heráclito Fortes em seu pronunciamento. Segundo o senador, o episódio da participação do Piauí na Independência do Brasil precisa ser reconhecido pelo país. "Temos o dever e a obrigação de fazer que a nossa história seja reconhecida pelos demais irmãos brasileiros. Estamos aqui para exaltar aqueles que lutaram na da nossa pátria", afirmou.
 
 
O senador João Vicente relembrou o feito dos piauienses ao afirmar que "a história da Independência do Brasil não se resume ao 7 de setembro. Passa, necessariamente, pelo Piauí: cruza as veredas que ligavam a então capital, Oeiras, à cidade litorânea de Parnaíba, e banha-se no sangue de nossos heróis anônimos derramado às margens do riacho Jenipapo, em Campo Maior".
 
Ao término de seu discurso sobre as diversas datas de independência do Piauí, o senador peemedebista Mão Santa puxou uma claque em alusão o dia da Batalha do Jenipapo. "Peço que os meus aplausos se somem aos vossos aplausos em homenagem à maior data da História do Brasil, o 13 de março, a Batalha do Jenipapo, que garantiu a unidade do país", declarou entusiasmado. 
 
 
Senadores de outros estados como Marcelo Crivela (PRB/RJ), Aluísio Mercadante (PT/SP) e o presidente da Casa José Sarney (PMDB/AC) também discursaram e elevaram a importância da Batalha do Jenipapo no cenário nacional. Entre os presentes na cerimônia estão o governador Wellington Dias, secretários estaduais, deputados federais e o prefeito de Campo Maior, João Félix (PPS).
 
Leia também:
 
Carlos Lustosa Filho
Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais
Tags: