Cidadeverde.com

Dr. Pessoa grava vídeo e afirma que é contra lockdown em Teresina

Imprimir

Foto: Roberta Aline

 

O prefeito de Teresina, Dr. Pessoa (MDB), divulgou vídeo, nesta terça-feira (23), afirmando que a cidade não precisa passar pelo fechamento total ou parcial das atividades econômicas para reduzir a contaminação pelo novo coronavírus. 

A declaração ocorreu um dia após o Governo do Piauí anunciar medidas mais rígidas de isolamento social, devido o aumento na taxa de ocupação dos leitos para tratamento da Covid-19. Muitos hospitais da rede púbica e da rede privada já estão com 100% dos leitos de UTI (unidade de tratamento intensivo) ocupados. O novo decreto deverá valer a partir de quarta (24), caso não aconteça alterações. Esse decreto foi alvo de protestos por algumas categorias. Hoje, o Governo Estadual estuda implementar “toque de recolher” e liberar as atividades econômicas.

No vídeo, divulgado nas redes sociais, o prefeito defende maior rigidez na fiscalização do cumprimento das normas sanitárias de prevenção ao vírus, como a obediência aos protocolos em relação ao uso da máscara e o distanciamento social; além de atividades educacionais para conscientização dos moradores. 

 

 

A fiscalização seria reforçada pelo Governo Estadual e Governo Municipal, com apoio de órgãos e entidades fiscalizadores.  “Não precisa lockdown parcial nem total. Precisa, sim, de uma fiscalização rígida e uma educação de conscientização do povo piauiense, do povo teresinense. O coronavírus está aí e nós vamos vencer a batalha juntos”, diz. 

A Secretaria de Estado da Saúde, na noite de segunda-feira (22), informou que o estado registrou 633 novos casos em um único dia. Desde o início da pandemia, em 2020, o estado contabiliza 170.355 casos confirmados de infecção e 3.260 mortes pela doença.

Dr. Pessoa ressalta que “nós estamos vivendo um momento preocupante desse coronavírus, que ora está em estabilidade ora instável. 

“A minha mensagem para os teresinenses é a seguinte: manter o distanciamento no mínimo de 1,5 metros; usar máscara; usar álcool em gel ou água e sabão para higienizar as mãos”.

O prefeito também fala sobre a vacinação, que acontece de maneira fracionada devido a limitação das doses enviados do Ministério da Saúde aos estados. O gestor conta que o Piauí precisa avançar na vacinação, “coisa que não está sendo satisfatório aos brasileiros porque há dificuldade de adquirir a vacinação”

Em reunião ontem com o governador Wellington Dias (PT), o vice-prefeito de Teresina e secretário municipal de Finanças, Robert Rios (PSB), declarou que a Prefeitura de Teresina iria seguir as determinações do decreto estadual. Robert Rios também alertou para as dificuldades no combate a pandemia da Covid-19.


 

Carlienne Carpaso
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais