Cidadeverde.com

Sesapi aguarda chegada de mais 15 mil doses de CoronaVac para ampliar público-alvo

Imprimir


O superintendente de Atenção Primária à Saúde e Municípios, Herlon Guimarães, informou que o Governo do Piauí aguarda uma nova remessa de vacinas CoronaVac para continuar com a vacinação contra a Covid-19.  Nesta quarta-feira (24), o Piauí recebeu 25.500 doses da vacina Oxford/Astrazenca, que  serão destinadas a  100% dos idosos da faixa etária de 85 a 89 anos e  8% dos profissionais da saúde.  Com a chegada das vacinas CoronaVac/Butantan, prevista para chegar até sexta-feira (26), o governo estuda ampliar a faixa etária e vacinar 24% dos idosos entre 80 e 84 anos. 

A Sesapi aguarda a chegada de mais 15.400 da vacina CoronaVac/Butantan. A previsão inicial era de chegar nesta quarta (24). Após receber as duas remessas, a Sesapi iniciará a distribuição aos municípios por meio das regionais de saúde. 

“Essa vacina veio na quantidade para que façamos 100% da população de 85 a 89 anos; 24% da população de 80 a 84 anos e o equivalente a 8% dos trabalhadores de saúde”, diz Guimarães.

Na terça (23), de acordo com o superintendente, o Ministério da Saúde emitiu um documento oficial no qual determinava que todos os lotes da vacina AstraZeneca fossem liberados, sem necessidade de guardar reservas, aplicando apenas a primeira dose. Levando-se em consideração 5% de perda operacional.  No entanto, a vacina da CoronaVac precisa guardar as vacinas para a segunda dose.

“Estamos, nesse momento, com as nossas equipes recebendo as vacinas. Iremos fazer a distribuição por regiões de saúde. Vamos aguardar essas novas doses (da CoronaVac) chegarem para que a gente possa juntar a essas já chegadas ao estado do Piauí para, assim, fazer a distribuição. Estamos verificando realmente a chegada para que a gente possa distribuir a todos os municípios. Lembrando que temos a possibilidade de receber ainda no dia de hoje ou amanhã”. 

Distribuição e aplicação 

Guimarães esclarece que as prefeituras municipais e as secretarias municipais de saúde deverão listar os idosos prioritários para receber a dose da vacina, na faixa etária de 80 a 84 anos, pois, inicialmente, as vacinas recebidas nesta semana irão cobrir apenas 24% desse público. 

O superintendente ressalta que uma reunião na manhã desta quarta-feira discutiu essa priorização. “Eu acabo de sair de uma reunião com o Ministério Público, o Tribunal de Contas e outros órgãos de fiscalização e decidimos, exatamente nesse público de 80 a 84 anos, estabelecer prioridades”.

“Os municípios, principais executores da vacina, dentro desse público, irão elencar as prioridades. Existem acamados? Existem pacientes com comorbidades?  Existem pacientes com deficiência? Então, essas ordens de prioridade serão estabelecidas nos municípios, que deverão comunicar toda a população nos seus territórios”.

Herlon Guimarães acrescenta que todas as equipes do Programa Saúde da Família estão cuidadosamente organizando o fluxo de vacinação para que não ocorra aglomerações. 

O gestor pede que as famílias com idosos nesse público-alvo procurem as secretarias de saúde municipais para organizar o dia e melhor horário para a vacinação. 

Vacinação

Com essa nova remessa, o estado do Piauí vai imunizar 81% do grupo de profissionais da saúde, informa a Sesapi. O Piauí já iniciou a vacinação dos idosos acima dos 90 anos, além de idosos e pessoas com deficiência institucionalizados. 

 

Carlienne Carpaso
[email protected] 

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais