Cidadeverde.com

Timon: decreto proíbe abertura de bares, restaurantes e balneários no fim de semana

Imprimir

Foto: divulgação

A Prefeitura de Timon publicou, na noite desta quarta-feira (24), decreto que proíbe a abertura de bares, restaurantes e balneários da cidade no próximo sábado(27) e domingo (28). Os estabelecimentos só podem funcionar na modalidade delivery ou drive-thru. A Ponte Metálica será interditada no fim de semana sentido Teresina-Timon. (veja o decreto completo)

O objetivo é evitar aglomerações e impedir que os casos de Covid-19 avancem na cidade. De acordo com a secretaria municipal de Saúde, 65% dos leitos de UTI Covid de Timon estão ocupados. 

Na cidade continuam proibidas realização de festas ou eventos que gerem aglomerações, no âmbito público ou privado; atividades que envolvam aglomeração, como eventos culturais, atividades esportivas e sociais, bem como o funcionamento de boates, casas de shows e quaisquer tipos de estabelecimentos que promovam atividades festivas, em espaço público ou privado, em ambiente fechado ou aberto, com ou sem venda de ingresso.

Os bares, restaurantes, trailers, lanchonetes, barracas e estabelecimentos similares, bem como lojas de conveniência e depósitos de bebidas só podem funcionar até às 23h. Está proibida a utilização de som mecânico, instrumental ou apresentação de músico em bares, restaurantes, trailers, barracas e assemelhados que possam gerar a aglomeração de pessoas.

A permanência de pessoas em espaços públicos abertos de uso coletivo, como parques, praças e outros, fica condicionada à estrita obediência aos protocolos específicos de medidas higienicossanitárias das Vigilâncias Sanitárias Estadual e Municipal, especialmente quanto ao uso obrigatório de máscaras. 

A fiscalização das medidas determinadas no Decreto será exercida  Vigilância Sanitária Municipal, Guarda Civil Municipal, Departamento Municipal de Trânsito – DMTRANS, PROCON, Superintendência de Limpeza Urbana, Secretaria Municipal de Meio Ambiente, todos atuando em conjunto e em articulação com os serviços de vigilância sanitária federal e estadual, da Polícia Militar e da Polícia Civil.

As medidas determinadas no decreto devem vigorar entre os dias 25 de fevereiro e 04 de março de 2021.

 

Fiscalização rigorosa durante final do Brasileirão

O secretário municipal de Governo, João Batista, se reuniu com os membros da Força-Tarefa criada para  impedir aglomerações e garantir o cumprimento das medidas sanitárias em Timon. A Força-Tarefa vai continuar monitorando os locais que insistem em desrespeitar as medidas de distanciamento social tanto na zona Urbana como Rural.  As ações são concentradas na sexta, sábado e domingo, mas nesta quinta-feira(25), de forma excepcional,  vai combater aglomerações durante o jogo da  rodada final  do Campeonato Brasileiro. 

Foto: divulgação 

“As aglomerações continuam proibidas. Bares podem funcionar até às 23h desde que sigam os protocolos. Essa reunião foi de realinhamento para fortalecer a parceria dos órgão municipais e estaduais. Todo mundo junto para garantir o cumprimento das medidas sanitárias para a gente não tenha um aumento desordenado dos casos de Covid-19”, explica o secretário João Batista, agradecendo, ainda, a parcerias entre as instituições. 

A Força- Tarefa é formada pela Guarda Civil Municipal, Secretaria Municipal do Meio Ambiente, Vigilância Sanitária, DMTrans, Conselho Tutelar, Polícias Civil e Militar,além do Corpo de Bombeiros e apoio do Ministério Público Estadual. 

 

Da Redação
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais