Cidadeverde.com

Mesmo com fortes chuvas, nível dos rios Poti e Parnaíba está na cota de normalidade

Imprimir

Mesmo com as chuvas constantes, a situação do rios Poti e Parnaíba ainda está dentro da normalidade. Segundo Jean Ricardo, gerente de recursos hídricos do Serviço Geológico do Brasil Geral (CPRM), a situação é tranquila e a possibilidade de algamento dependerá do volume das chuvas nos próximos dias. 

"O volume que se tem precipitado no momento ainda não tem sido suficiente para se gerar um elevado nível dos rios que banham a Capital como o Poti e Parnaíba. Nosso período chuvoso ainda não foi tão intenso. Em 2008 e 2009, por exemplo, ao longo da bacia começou a chover com bastante antecedência, chuvas pouco intensas e, à medida que começaram a ter chuvas mais intensas, o solo já estava encharcado. Assim, toda água precipitada através da chuva escorreu para os rios e ocorreram as grandes inundações. Hoje, não temos essa situação de encontrar um solo encharcado. As chuvas que estão ocorrendo estão infiltrando e o aumento do volume dos rios não é tão perceptível", explica Ricardo. 

Ele destaca que, por outro lado, o reflexo das chuvas é bastante nítido em rios menores como os rios  Marataoan e Longá. 

"Como a calha é bem menor e a profundidade menor, toda e qualquer precipitação que ultrapasse o normal, já se transforma em transtorno. Estamos próximos de observar isso. Em Barras estamos na cota de atenção, mas já houve um declínio. Isso vale também para Esperantina que estava proximo da cota de inundação. Não quer dizer que não vamos ter alagamento, isso vai depender muito das chuvas que virão", explica o gerente de recursos hídricos da CPRM.


AÇUDES

Em relação aos 14 açudes monitorados no Piauí, seis estão com capacidade acima dos 80%. Dois deles já atingiram os 100% e estão "sangrando".


Graciane Sousa
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais