Cidadeverde.com
Geral

Reservatório da usina de Boa Esperança atinge 74,9% do volume útil

Imprimir

Foto: Julio Borges/Chesf

O reservatório da Usina de Boa Esperança, em Guadalupe, atingiu neste sábado (6) o volume útil de 74,9%. Os dados são do sistema de monitoramento da Companhia Hidro Elétrica do São Francisco (Chesf). Há uma semana volume de água era de 69,69%.

De acordo com a Companhia, a afluência (água que entra no lago) é de 790 m³/s. Já a defluência (água liberada) é de 708 m³/s. 

Na última terça-feira (2), a Chesf anunciou que aumentou a vazão do reservatório de 460 m³/s para 700 m ³/s. Na data, o volume útil era 71,78%.

“A nova vazão praticada se dá em virtude do aumento da incidência de chuvas na região e da necessidade de manter-se, no reservatório, um volume de espera para controle de cheias”, explicou a companhia em nota divulgada na terça-feira.

A Chesf disse ainda que a nova vazão deverá ser mantida até nova avaliação da Companhia e do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) e se dá em caráter preventivo, visando a mitigar possíveis impactos de elevação de vazões.

Veja os dados:

Dnocs

No início da semana,  o Departamento Nacional de Obras Contra as Secas no Piauí (Dnocs), divulgou relatório onde  dos 14 reservatórios monitorados pelo órgão, seis estavam com capacidade acima dos 80%. Dois deles já atingiram os 100% e estão "sangrando". Já atingiram a capacidade máximas os açudes Jenipapo, localizado em São João do Piauí - e Ingazeiras, no município de Paulistana. O açude Nonato, em São Raimundo Nonato, chegou a 99,76% da capacidade e está bem próximo de transbordar.

Hérlon Moraes
[email protected]

Imprimir