Cidadeverde.com

Mulheres representam mais 70% da equipe do Programa de PPP do Piauí

Imprimir

 

No dia 8 de março se comemora o Dia Internacional da Mulher. Em homenagem às trabalhadoras que protestavam por melhores salários e condições de emprego ao redor do mundo no começo do século XX. Como forma de celebrar a luta e o poder da mulher, a Superintendência de Parcerias e Concessões (Suparc) do Piauí vem lembrar e reforçar o compromisso com a igualdade de gênero na gestão pública.

Atualmente as mulheres representam mais de 70% dos profissionais da Suparc: são 18 mulheres e 4 homens na equipe. Esse é um número bastante significativo, levando em conta que, de acordo com dados do Pnad e IBGE, as mulheres correspondem a maior parte da população fora da força de trabalho (entre trabalhos formais e informais) em todas as regiões do país, o equivalente a 64,7% dos inativos na média nacional. Entre a população desempregada, elas também são maioria: 53,8%. O índice de ocupação dos homens foi estimado em 65%, enquanto o das mulheres ficou em 46,2%.

Mais do que apenas a presença feminina, as mulheres ocupam altos cargos hierárquicos na Suparc, a exemplo da superintendente do órgão, Viviane Moura. Ela destaca a importância da representatividade no setor de infraestrutura. “Os estereótipos fazem com que algumas profissões sejam associadas tradicionalmente ao homem ou à mulher. Ocupações técnicas e de alto grau de complexidade são, tradicionalmente, associadas aos homens. No âmbito da Administração Pública, o percentual de mulheres ocupando cargos referentes à economia e infraestrutura é bem menor do que o de homens. Precisamos mudar essa realidade e liderar pelo exemplo”.

A Suparc também se destaca por possuir mulheres liderando atividades como gestão de contratos e licitações, cargos que costumam ser ocupados por homens. “É um ambiente muito dinâmico e um aprendizado diário. Sou grata pela oportunidade e faço meu serviço com muita satisfação e muito entusiasmo. É muito gratificante trabalhar com entrega de serviços”, comenta Justina Vale, diretora de Licitações do Programa de PPP. Ao longo da semana, a equipe feminina da Suparc será apresentada no Instagram @ppppiaui.

A decisão do órgão de valorizar a inclusão feminina tem dado mais do que certo. Em apenas cinco anos de existência, o Programa de PPP já soma mais de R$ 2 bilhões em investimentos com os contratos firmados. São mais de 40 projetos na carteira e conquistas como a universalização do abastecimento de água, através da concessão da Águas de Teresina; aumento da cobertura de internet no estado por meio da PPP com a Piauí Conectado; e o reconhecimento da ONU que selecionou a Nova Ceasa como um dos melhores projetos do mundo duas vezes. O edital da PPP de concessão da Rodovia Transcerrados, a primeira licitação do Piauí na Bolsa de Valores, foi totalmente preparado por mulheres.

“Somos uma equipe pequena, enxuta. São apenas 22 pessoas que, trabalhando em conjunto, conseguem gerar muita receita e economia para o estado, através dos contratos de PPP. E mais do que isso, é uma prestação de serviço que realmente transforma a vida das pessoas. Nos orgulhamos muito do trabalho que fazemos”, comenta Viviane Moura.

Além de valorizar a força feminina dentro do próprio órgão, o Programa de PPP também busca colocar em prática diversas iniciativas de inclusão de gênero. É o caso do convênio assinado com o Infra Women Brazil (IWB), grupo sem fins lucrativos dedicado à promoção e incentivo da presença de mulheres nos setores público e privado do mercado de infraestrutura, para avaliar a presença feminina nas concessionárias de serviços públicos. O Piauí é o único estado no Brasil com protocolo em execução nessa vertente.

No âmbito desse convênio, duas iniciativas estão inseridas como projetos piloto: a da Nova Ceasa e o Piauí Conectado. As concessionárias serão avaliadas com relação a pilares estratégicos que incluem as políticas de recrutamento e contratação, não só da própria empresa, mas também das que prestarem serviços terceirizados; política de divulgação e transparência; incentivos à capacitação e ascensão das mulheres na hierarquia da empresa.

 

[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais
Tags: