Cidadeverde.com

Governo amplia "lockdown parcial" para 4 dias e toque de recolher a partir das 21h

Imprimir

Foto: Roberta Aline

O governador Wellington Dias (PT) anunciou na noite deste sábado (13) novas medidas restritivas para combater a transmissão do coronavírus no Piauí. O chamado "lockdown parcial" que só acontecia aos finais de semana, passa agora a ser de quinta-feira a domingo. Só funcionarão serviços essenciais. A medida começa a valer na segunda-feira, 15 de março.

O toque de recolher, que iniciava às 22h e se estendia até 5h da manhã, passa a começar 21h em todo o estado.

"Estou editando agora, um decreto que, nos próximos 7 dias - de segunda até domingo - nós teremos medidas mais duras. Medidas ainda mais restritivas", disse o governador nas redes sociais.

Wellington Dias anunciou as medidas após nova reunião com o COE ampliado (Comitê de Operações Emergenciais).

"De segunda a quarta-feira, aquele horário de restrição de 22h agora é a partir de 21h. Os outros serviços que tinham horários inferiores encurtarão em uma hora", afirmou o governador, pedindo a colaboração da população.

"Após reunião com o COE Ampliado e a análise do cenário de aumento de casos e óbitos por Covid-19 no Piaui, definimos pela adoção de novas medidas restritivas. É mais uma tentativa de reduzir transmissibilidade em um momento que várias regiões de saúde estão com alta ocupação. Seguimos no esforço para ampliar leitos, mas a colaboração da população é fundamental".

Aulas suspensas a partir de quinta

Segundoi divulgou o governo do Piauí, de quinta a domingo ficarão suspensas as atividades presenciais em escolas, igrejas e academias de musculação. De segunda-feira até quarta-feira, as diversas atividades econômicas como comércio, bares e restaurantes, sofrerão redução de uma hora no funcionamento. 

"O objetivo é conter o coronavírus e a gente salvar vidas. Chegamos a um ponto onde as redes de saúde pública e privada já não aguentam mais" declarou Wellington Dias. 

As medidas estão alinhadas com outros estados brasileiros. Dados compartilhados na reunião de governadores, ocorrida neste sábado, indicam que os decretos restritivos em vigor nas últimas semanas, reduziram a movimentação de pessoas no Brasil, na ordem de 32 por cento durante os dias úteis e 50 por cento no final de semana. 

Na reunião do Coe Ampliado, foram apresentados dados que caracterizam colapso na rede de saúde. Mais de 90 por cento dos leitos de UTI disponíveis no Piauí, estão ocupados. De acordo com o superintendente de gestão de média e alta complexidade da Sesapi, Alderico Tavares, há 50 pacientes em fila de espera aguardando leito de estabilização ou UTI, e 30 pacientes aguardando leito clínico. Na rede privada, segundo Tavares, também há uma fila de espera com 30 pacientes covid. 

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi) afirma que o número de leitos Covid-19 já é maior que o atingido em 2020 e segue mobilizada em abrir novas vagas. Na próxima semana serão criados 50 leitos clínicos e 10 leitos de UTI no Hospital da Polícia Militar (HPM). O Hospital Getúlio Vargas (HGV) deve ganhar mais 10 leitos de UTI. No Hospital Natan Portela, o plano é criar 14 vagas de enfermaria semi crítica. 

"A determinação do governador é sempre ampliar, mas nós estamos no limite. O coronavírus não obedece limites. Precisamos da compreensão e colaboração da população" afirmou o secretário de saúde, Florentino Neto. 

A capacidade de transmissão do vírus preocupa as autoridades. Segundo a Sesapi, o índice de pacientes positivados para Covid-19, a partir de exames complementares de diagnóstico (PT-PCR), subiu para 36 por cento. Na semana passada, a taxa era 22 infectados a cada 100 testados. 

O novo decreto com as medidas restritivas deve ser elaborado neste domingo (14) e é considerado necessário. "A proposta é razoável dentro do quadro que enfrentamos e precisamos fiscalizar o cumprimento das medidas" considerou a procuradora-geral de Justiça, Carmelina Moura.

Resumo das novas medidas:

  • Toque de recolher a partir das 21 horas, a partir da segunda-feira.
  • Quinta, sexta, sábado e domingo apenas atividades essenciais serão autorizadas a funcionar (com os setores mais restritos).
  • As medidas valerão até domingo (21), com nova reunião de avaliação.

Hérlon Moraes
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais