Cidadeverde.com

Vacinação de idosos com 79 anos só atinge 50% e FMS orienta agendamento

Imprimir

Foto: Dantercio Cardoso/Cidadeverde.com

O número de idosos com 79 anos vacinados contra a covid-19 nos postos de drive-thru montados em Teresina no último sábado (13) ficou abaixo do esperado. A avaliação é da Fundação Municipal de Saúde (FMS). O órgão aguardava cerca de duas mil pessoas desse público-alvo para receberem a vacina, mas apenas metade deste número compareceu. Agora, as pessoas que não puderam ir no dia marcado devem fazer o agendamento pela internet ou em uma UBS para serem imunizados na sala de vacinação.

As metas são estipuladas de acordo com o número de idosos vacinados contra gripe na última campanha, além dos dados do IBGE. De acordo com Aylla Calixto, gerente de ações estratégicas da FMS, a vacinação atingiu o número esperado para idosos de 80 anos ou mais, mas deixou a desejar no grupo de 79 anos, alvo dos drives montados no último sábado. 

“Na sexta-feira concluímos o grupo de 80 anos e atingimos a meta de 13 mil vacinados. Nesse grupo de 79 anos, no sábado, tínhamos a expectativa de receber 2 mil pessoas, e só tivemos o comparecimento de mil”, afirma a gerente.

Segundo ela, o grupo de idosos abaixo de 80 anos é um grupo mais independente, e isso pode ter levado ao comparecimento baixo. “Nós percebemos que acima de 80 anos era um grupo em que muitos eram levados pela família. Agora são os próprios idosos que chegam dirigindo nos postos, mas muitos talvez não vejam a vacinação como prioridade. Ficamos preocupados com esse baixo comparecimento e por isso reforçamos a importância da vacinação”, diz Aylla.

Agendamento

Os idosos de 79 anos que não se vacinaram no último sábado devem procurar a UBS mais próxima ou entrar no site Vacina Já (http://vacinaja.fms.pmt.pi.gov.br/) para fazer o agendamento e serem vacinados em uma das dez salas de vacinação montadas em todos as zonas de Teresina. Segundo a FMS, a Prefeitura aguarda o recebimento de novas doses para divulgar as datas para vacinação dos idosos de 77 e 78 anos.

Lista das UBS para vacinação

  • UBS RENASCENÇA – Rua Dr. Pedro Teixeira 4622, Bairro Parque Itararé;
  • UBS ALTO DA RESSURREIÇÃO – Rua Alto do Piauí, 7013, Bairro Alto da Resurreição;
  • UBS MARIO ROCHI – Rua Antônio Carlos Osterno, S/N, Bairro Extrema;
  • UBS SÃO JOÃO – Rua Agripino Maranhão, S/N, Bairro São João;
  • UBS PLANALTO URUGUAI - Quadra 01 (Cj P Uruguai), 6955 - Bairro Vale QuemTem;
  • UBS MONTE VERDE – Rua Amadeus Paulo, 3556, Bairro Monte Alegre;
  • UBS MAFRENSE - Rua Rui Barbosa, S/N, Bairro Mafrense;
  • UBS BUENOS AIRES – Av. Duque de Caxias, S/N, Bairro Buenos Aires;
  • UBS PORTAL DA ALEGRIA – Quadra B, Casa 14, Bairro Portal da Alegria;
  • UBS CRISTO REI – Rua Pe. Aureo de Oliveira, S/N, Bairro Cristo Rei.

Por Wenner Tito (Especial para o Cidadeverde.com)
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais