Cidadeverde.com

“Todos choramos”, diz técnica que ajudou a socorrer paciente no chão da UPA

Imprimir

Fotos enviadas ao portal Cidadeverde.com


Um paciente morto deitado no chão com os braços abertos, ao seu lado, desolada, aparece uma técnica de enfermagem com a bandeja de primeiros socorros e o desfibrilador também no chão. A imagem chocou os teresinenses e viralizou nas redes sociais nesta sexta-feira (19). A técnica Polyena Silveira, 33 anos, que ajudou no atendimento ao paciente falou ao Cidadeverde.com e informou que foram cerca de 20 minutos ajoelhados no chão tentando reanimar o paciente, que é um idoso de aproximadamente 70 anos.

Ela conta que o paciente chegou na UPA (Unidade de Pronto Atendimento)  entre 16h e 17h da última quarta-feira (17) nos braços de uma pessoa. 

“A pessoa que trouxe o paciente nos braços esperou um lugar para colocar o paciente, mas o cenário que nós estávamos não tínhamos onde colocá-lo a não ser no chão. Não tínhamos leitos e nem maca naquele momento”, afirmou.

A técnica informou que o idoso deu entrada em estado grave com parada respiratória e a equipe que estava de plantão, três técnicas de enfermagem, um médico e uma enfermeira tentou reanima-lo. O idoso foi levado para a Sala Vermelha, que atende pacientes de urgência, e no teste rápido, ele testou negativo para a Covid-19. 

“Ficamos mais de 20 minutos de joelhos tentando reanimar o paciente”, conta. 

A técnica que trabalha há oito anos na rede hospital e presta serviço no HUT (Hospital de Urgência de Teresina) e na Upa do Promotor, conta o sentimento que o abateu quando o idoso morreu. 

“Fiquei sem palavras, sentir dor, e deixei essa dor escorrer pelos olhos e imaginava que poderia ser qualquer pessoa da minha família ali no chão. Ali estava olhando para todos os pacientes graves e fiquei olhando para o cenário e pensei: meu Deus o que é isso? Não temos onde colocar ninguém. Foi um momento de dor, naquele momento fiquei em choque e mais me doía, além de não trazer a vida de volta, foi aquela situação que não é digna de ninguém passar por aquilo ali”. “Quando tudo terminou, todos choramos”, disse. 

Hoje, a profissional, que é casada e mãe de três filhos, gravou um vídeo fazendo apelo à população e descrevendo o desespero que viveu com os colegas de trabalho. 

 

 

 

A capital do Piauí enfrenta crise no atendimento a pacientes e atingiu 100% da ocupação de leitos. A situação se agravou que a prefeitura teve que instalar leitos de UTIs nas UPAs. Hoje, a fila de espera por leito de UTI e enfermaria é de 152 pacientes.

Foto: Arquivo pessoal

Mensagem da técnica de enfermagem:


Tenho dito: Sou outra Polyena desde o início desta maldita pandemia!
Vivemos em uma constante metamorfose...sofremos, lutamos, perdemos, ganhamos para evoluirmos e neste momento não foi diferente. Em oito anos de profissão nunca senti tanta dor como senti neste plantão. Passamos por um momento traumático, nosso país já não tem mais ordem e progresso. A saúde colapsou e nós profissionais da saúde estamos carregando nos braços o peso de um governo corrupto e de uma parte da sociedade, a hipócrita!
Mesmo chegando no meu limite de cansaço físico e psicológico durante uma RCP não desisti, pois Deus renova minhas forças a todo instante.  Sem dúvidas,este momento fará parte de mais uma evolução em minha vida como profissional, mãe, filha, irmã, esposa e amiga.
Parabéns aos meus amigos de profissão,que diante de toda dificuldade que estamos passando continuamos nessa guerra dando o nosso melhor!!

Veja também: 


Sem vaga, paciente morre após ser atendido no chão de UPA em Teresina

 

Flash Yala Sena
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais