Cidadeverde.com

Exército transporta cilindros de oxigênio para hospitais de Parnaíba

Imprimir

 

O Exército Brasileiro no Piauí serão os responsáveis pelo transporte de cilindros de oxigênio para Parnaíba (a 340 km de Teresina). O início do transpor ocorre neste domingo(21) e deve abastecer a principal cidade do litoral do estado com o insumo, que está escasso nos hospitais da região e são um dos principais para o tratamento da covid-19. 

O esforço combinado entre o governo de Estado e o Exército envolve o 25º Batalhão de Caçadores (25 BC) e o 2º Batalhão de Engenharia e Construção (2º BEC). 

De acordo com nota do 25 BC, a operação deve durar 30 dias, em sistema de rodízio entre os dois batalhões. 

Os militares estiveram na empresa responsável pelos cilindros na última semana, em busca de informações para realizar o transporte com segurança. 

Além do Hospital Regional Dirceu Arcoverde (Heda), Parnaíba está reabrindo o hospital de campanha Nossa Senhora das Graças, após a assinatura de um termo de cooperação técnica entre a Prefeitura da cidade e o governo do Estado. Lá devem funcionar 30 leitos, sendo 20 clínicos e dez leitos de UTI. 

Na última sexta-feira(19), a secretária Municipal de Saúde, Dra. Leidiane Pio Barros, assinou o termo que formaliza a transferência dos leitos clínicos e de UTI, à Secretaria de Estado de Saúde, que já deve começar a receber os primeiros pacientes esta semana.

“Estamos trabalhando para amanhã já começar a receber. Eu creio que esses oxigênios já sejam para agilizar esse processo”, afirmou a Dra Leidiane Pio ao Cidadeverde.com, já que o oxigêncio ficou sob responsabilidade da gestão estadual.

 Com o acordo, o Governo do Estado, através do Hospital Dirceu Arcoverde, será responsável por gerir todos leitos, enquanto à Prefeitura de Parnaíba, caberá o gerenciamento e funcionamento do ambulatório e do laboratório Covid também instalados no Hospital Campanha Nossa Senhora de Fátima.


Caroline Oliveira 
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais