Cidadeverde.com

UFPI retoma aulas referente ao ano 2020 de forma remota

Imprimir

Foto: Cidadeverde.com 

As aulas na Universidade Federal do Piauí (UFPI) tiveram início nesta segunda-feira (22) e com 100% do ensino remoto. O período corresponde ao segundo semestre de 2020 e segue até a segunda quinzena de julho. Mais de 20 mil alunos, distribuídos em cerca de 5 mil turmas, se matricularam. 

A limitação inicial apenas ao formato de aulas remotas se ajusta à decisão do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Cepex) da Universidade, que no dia 15 de fevereiro aprovou o retomada das aulas com a possibilidade de flexibilização em alguns casos específicos, conforme decisão dos Departamentos e Coordenações de Cursos. Mas o próprio Cepex já advertia para a necessidade de acompanhamento das condições sanitárias como determinante para o formado das aulas.


Comitê faz monitoramento

A decisão da UFPI de limitar o início das aulas ao formato remoto leva em conta sugestão do Comitê Gestor de Crise (CGC), que dá suporte à Administração Superior na questão da pandemia. 

“Entendemos que devemos retomar as aulas. Mas também entendemos que as condições não nos permitem pensar no formato híbrido, pelos menos agora”, diz o presidente do Comitê, o vice-reitor e médico Viriato Campelo. “A Administração Superior tomou os argumentos do Comitê como base para essa decisão”, ressalta Viriato.

O presidente do CGC acrescenta ainda que o cenário seguirá sendo monitorado. “Se mais adiante tivermos uma outra realidade, as aulas híbridas previstas em alguns cursos serão consideradas, com adoção de todos os cuidados necessários. Mas, no momento, não é possível pensar nisso”. Ele diz ainda que uma série de medidas já foram adotadas pela UFPI visando no futuro alguma atividade híbrida.

Entre as medidas estão a sanitização dos espaços de aulas e laboratórios, o controle de acesso com termômetros, aspersores de álcool em gel, pias para lavagem das mãos e EPIs. “Nossa prioridade é com a vida das pessoas, seja aluno, professor ou técnico”, enfatiza Viriato Campelo.


Da Redação
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais