Cidadeverde.com
Últimas

Wellington Dias comemora Comitê Covid que envolve Governo Federal, Estados e Congresso

Imprimir

Foto: Marcos Corrêa/PR

 

O governador Wellington Dias avaliou como positiva a criação do Comitê Covid, anunciada pelo governo federal, na manhã desta quarta-feira (24), após reunião entre governadores de vários estados, os presidentes da Câmara, Senado, Supremo Tribunal Federal e da República. A iniciativa tem como objetivo combater a pandemia da Covid-19 e prevê que o comitê seja composto por técnicos, se baseie na ciência para tomada de decisões e trabalhe de forma integrada com os estados.

O acordo prevê que o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco as demandas dos governadores leve ao comitê, que deverá se reunir semanalmente.

“Da reunião, considero positiva a criação do Comitê Covid, onde foi colocado o ministro Marcelo Queiroga como coordenador. Positivo também que ele queira compor uma equipe trazer a ciência para dentro do ministério. É tudo o que nós queremos e esperamos. Disse que quer trabalhar integrado com estados e, certamente, com os municípios. Isso é positivo. O que queremos é ter uma linha comum de prevenção, vacinação, ao mesmo tempo, cuidar da rede hospitalar e os doentes, não faltar insumo, além de garantir o orçamento e, paralelo a isso, é claro, o social e o econômico”, afirmou o governador do Piauí.

Wellington Dias explica que todos os governadores vão ajudar com a parte técnica voltada para o acompanhamento da situação da Covid no país. Segundo o chefe do executivo piauiense, o presidente da Câmara Federal, Artur Lira, cobrou, por parte da diplomacia brasileira, a garantia do cumprimento dos contratos com as fabricantes dos imunizantes, as entregas já acordadas, além de mais vacinas a fim de acelerar a vacinação no Brasil.

Também foi mencionada a necessidade de um trabalho interno para o reconhecimento das vacinas que têm condição de entregas, como a Sputinik e a Covaxin, e o apoio à Fiocruz, Butantan e União Química. “Para que tenhamos mais vacinas e imunização mais cedo. Estamos próximos de alcançar um milhão de vacinados por dia em março, mas isso depende de mais vacina. Basicamente é isso. Nós govenadores estamos de mãos dadas pensando sempre no Brasil”, finalizou Wellington Dias.

Participaram da reunião com o presidente da República, Jair Bolsonaro, o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco; presidente da Câmara, Arthur Lira; presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Luiz Fux; os governadores de Goiás, Ronaldo Caiado; do Amazonas, Wilson Lima; de Minas Gerais, Romeu Zema ; do Paraná, Ratinho Júnior; de Rondônia, Marcos Rocha e de Alagoas, Renan Filho, além do ministro da Saúde, Marcelo Queiroga.


Da Redação
[email protected] 

Imprimir