Cidadeverde.com

Hospital Estadual de Cocal recebe inspeção virtual do MPPI

Imprimir

O Ministério Público do Piauí, por meio da Promotoria de Justiça de Cocal e com apoio do CAODS (Centro de Apoio Operacional de Defesa da Saúde), promoveu inspeção por videoconferência, nessa quinta-feira (25) no Hospital Estadual Joaquim Vieira de Brito, do município de Cocal.

No primeiro momento da inspeção, os representantes do Ministério Público Estadual dialogaram com os gestores municipais de Cocal, do hospital e da saúde do Estado sobre o cumprimento de um Termo de Ajustamento de Conduta entre o MPPI e o município para melhorias na parte estrutural, de equipamentos e recursos humanos da unidade de saúde. Algumas cláusulas, ainda, estão pendentes de cumprimento, como, por exemplo, a não aquisição dos aparelhos de Raio X Móvel e Ultrassonografia. Os promotores de Justiça Túlio Mendes e Cláudia Seabra cobraram explicações dos gestores municipais e estadual sobre a falta desses equipamentos e outras pendências para regularizar o nosocômio às normas sanitárias.

A direção do hospital e o município, por exemplo, vão enviar a relação dos equipamentos comprados com os recursos repassados pela Sesapi (Secretaria de Estado da Saúde); as escalas dos profissionais em atividade, já que os dados do CNES (Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde) estão desatualizados; e por último, apresentar as listas de insumos, medicamentos e materiais. Também, deve enviar documentos a DIVISA e realizar contratação de mais profissionais.

No decorrer da inspeção que ocorreu de 9h às 13h, após cobrança dos Promotores de Justiça, a SESAPI atualizou o sistema já possibilitando ao hospital a cobrança das internações de janeiro até o presente, vez que, o hospital passará por ampliação e reforma.

Após a discussão sobre o TAC, a equipe de fiscalização acompanhou a visita à recepção, às salas de sutura, de inalação, de nebulização, de aplicação de medicamentos, de vacinação e de estabilização; os consultórios médicos, as enfermarias, farmácia; a área para realização de partos; os postos de enfermagem, a área de nutrição do hospital, entre outros setores. A Promotora de Justiça Cláudia Seabra chamou a atenção para a necessidade de constituição de consórcios entre os municípios a fim de otimizar a assistência a população da planície litorânea. “ Estamos presenciando um hospital com ampla estrutura física capaz de implantar serviços de média complexidade para servir a população desta região. Louvo a iniciativa do Prefeito por acompanhar todo este trabalho, numa demonstração de disposição política de melhorar a atenção à saúde “.

As imagens, vídeos e informações prestadas aos integrantes da equipe de ficais serão usadas para elaboração de relatórios técnicos que serão enviados à Promotoria de Justiça de Cocal e ao CAODS para adoção de medidas com vistas a melhorar o funcionamento do hospital.

O trabalho de inspeção foi conduzido pelos promotores de Justiça Túlio Mendes e Cláudia Seabra. A equipe de fiscalização era composta ainda pelos médicos do Ministério Público, Celso Pires Filhos e Viviane Pompeo, do médico Juarez Holanda, coordenador de fiscalização do CRM, do presidente do Crefito 14 (Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional da 14ª Região), Rodrigo Amorim, da diretora da DUOH\Sesapi (Diretoria de Unidade de Descentralização e Organização Hospitalar) Joselma Oliveira, e da auditora Elizabeth Monteiro da DUCTA/SESAPI, além de fiscais sanitários da DIVISA (Diretoria de Vigilância Sanitária do Piauí).

Da Redação
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais