Cidadeverde.com

Obama eleva riscos de ataque terrorista aos EUA, diz ex vice-presidente

Imprimir

O ex-vice-presidente americano Dick Cheney (foto) disse em entrevista a rede de TV CNN neste domingo que o governo de Barack Obama está deixando os americanos sob ameaça e abrindo o país para possíveis ataques terroristas ao mudar a política adotada por seu antecessor, George W. Bush.

Cheney afirmou que as técnicas "duras" de interrogatório, praticadas no governo, anterior eram "absolutamente necessárias" para evitar novos ataques como os que ocorreram em 11 de setembro de 2001, em Nova York e Washington.

"O presidente Obama fez campanha contra isto (política antiterrorismo de Bush) em todo o país e agora está fazendo algumas escolhas que, na minha opinião, vão, na verdade, aumentar o risco para o povo americano de um novo ataque", disse Cheney.

Desde que tomou posse, em janeiro, Obama anunciou planos de fechar a prisão de Guantánamo, em Cuba, a fim de impedir julgamentos militares de suspeitos de terrorismo e ordenou que os agentes da CIA seguissem as regras do manual do exército em interrogatórios.

O ex-vice-presidente aproveitou ainda para defender as decisões no que sdiz respeito à economia tomadas no governo Bush. Cheney afirmou que o governo do qual fez parte administrou múltiplas crises econômicas da melhor maneira possível.

A ocupação do Iraque também foi abordada por Cheney. O ex-vice-presidente defendeu a medida, tomada em 2003. "Conseguimos quase tudo o que nos propusemos a fazer", afirmou o republicano.
 
Fonte: Terra
Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais
Tags: