Cidadeverde.com

Homenagem ao amigo e prefeito Firmino Filho

Imprimir
  • 1ababa40.jpg Acervo - Dídimo de Castro
  • 1ababa30,1.jpg Acervo - Dídimo de Castro
  • 1ababa30,3.jpg Acervo - Dídimo de Castro
  • 1ababa30,7.jpg Acervo - Dídimo de Castro
  • 1ababa30,9.jpg Acervo - Dídimo de Castro
  • 1ababa30.jpg Acervo - Dídimo de Castro
  • 1ababa30,5.jpg Acervo - Dídimo de Castro
  • 1ababa30,6.jpg Acervo - Dídimo de Castro
  • 1ababa30,2.jpg Acervo - Dídimo de Castro

Em 1996 fui convidado por Fernando Said para participar da campanha de Firmino Filho como candidato a Prefeito de Teresina pela primeira vez. Vitorioso, Firmino me convidou para assumir a Semel. 

Aí foram 4 anos de um trabalho imenso pelo esporte teresinense na construção de quadras, campos, pequenos estádios, implantação de escolinhas em várias modalidades, atividades de lazer para as crianças e centenas de torneios e campeonatos em vilas e bairros, além do apoio a entidades desportivas. 

Foi uma atividade de realizações que prosseguiu nos mandatos seguintes com a mesma intensidade e acrescentando a construção de inúmeros parques ambientais, de esportes e de lazer para a população. Era reconhecido como o Prefeito do Esporte. 

Grandes obras para o esporte não foram inauguradas no ano de 2020 em face da pandemia. Foram interrompidas, mas logo serão incorporadas ao patrimônio esportivo de Teresina e com a marca de Firmino Filho.

O êxito das administrações de Firmino Filho no setor foi reforçado pelo apoio decisivo para a volta do carnaval de blocos e escolas de samba; pelas festas juninas; pela presença de Teresina no Programa Nacional de Municipalização do Turismo. 

Firmino era recebido com aplausos e carinho popular nos mais diferentes pontos da cidade e era impressionante como o Prefeito comparecia a quase tudo e correspondia com o seu entusiasmo , comunicação com as pessoas e cada vez com mais trabalho.

O ritmo de realizações era o mesmo em todos os segmentos da administração da cidade. Em suas constantes reuniões com a equipe, Firmino Filho cobrava mais empenho,  determinava mais trabalho, queria a Prefeitura lado a lado com o povo. E mandava fazer pesquisas internas junto à população para conhecer o grau de aprovação de todas as Secretarias Municipais.

Além de titular da Semel por 4 anos, ainda estive durante pouco mais de um ano como Secretário Executivo de Comunicação, ao lado da Secretária Cláudia Brandão, de onde pedi exoneração para ter dedicação exclusiva ao meu trabalho na imprensa, mas continuei acompanhando com entusiasmo e admiração a caminhada de Firmino como Prefeito e participei de suas 4 campanhas vitoriosas.

Na campanha para o Governo do Estado do Piauí, a assessoria de Firmino Filho me comunicou que Firmino iria a Esperantina e ele gostaria que eu estivesse presente. Os líderes políticos da cidade estavam do outro lado e não havia apoio (palanque). Apenas nos reunimos em um jantar com alguns amigos e fizemos uma caminhada no setor comercial esperantinense.

Fora de campanha eleitoral, em conversa com Firmino Filho, o Prefeito manifestou desejo de conhecer a Cachoeira do Urubu. Programamos a viagem. Firmino convidou três secretários e esposas. 

Eu e minha esposa Graça Frota viajamos antes e preparamos a recepção a Firmino Filho. Inicialmente o Prefeito de Teresina e seus Secretários foram recebidos em Batalha pelos líderes políticos Machado Melo e João Messias Melo. 

Em seguida partimos para a Cachoeira do Urubu, onde havíamos reunido vários políticos e amigos de Esperantina para um jantar em homenagem a Firmino Filho, no restaurante de José Luiz Pereira Filho e sua mãe, dona Minoca. Foram momentos agradáveis.

Que a história de Firmino Filho como Prefeito de Teresina seja sempre reconhecida e respeitada por seus amigos e por quem ama Teresina , deixando de lado as manifestações demagógicas e próprias dos oportunistas.

Lamento profundamente que a vida de Firmino Filho tenha terminado de maneira tão trágica e quando o povo piauiense ainda iria lhe confiar importantes missões na história futura do Estado do Piauí.

Dídimo de Castro
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais