Cidadeverde.com

Teresina tem medicamentos do ‘Kit Intubação’ disponíveis para 15 dias, diz FMS

Imprimir

Foto:Roberta Aline/Cidadeverde.com

O presidente da Fundação Municipal de Saúde (FMS), Gilberto Alburqueque, confirmou ao Cidadeverde.com que Teresina só tem estoque de medicamentos do chamado "kit intubação" disponível para 15 dias.

A escassez dos medicamentos e a dificuldade de compra atinge todo Brasil. Para tentar “economizar” a pequena reserva ainda disponível de anestésicos, sedativos e bloqueadores neuromusculares, o presidente da Fundação Municipal de Saúde conta que estão sendo usadas outras opções de drogas, "de segunda escolha", que são mais fáceis de serem encontradas. 

“Os medicamentos mais difíceis são os neurobloqueadores, atracúrio, rancurônio e pancurônio.  Temos uma reserva do Hospital de Urgência de Teresina, que suspendeu as cirurgias eletivas. Os pacientes que precisam ser intubados usam algumas drogas. Os mais difíceis são os bloqueadores neuromusculares. Se no momento em que eles  precisam não houver disponibilização dessa droga, nós fazemos outras tipo Propofol, Midazolam, que é a profunda sedação e que também causa o relaxamento. Mas o ideal é o usar a droga de primeira escolha, que serão os neurobloqueadores”,   explica Gilberto Alburqueque.

Gilberto Alburqueque conta, ainda, que os medicamentos estão sendo repassados  em pequenas quantidades e que a dificuldade em adquirir o “kit intubação” é nacional. Apesar de ter a reserva disponível para 15 dias, o estoque de medicamentos pode acabar em um prazo mais longo ou menor. 

“Às vezes aumenta ou diminui, depende da demanda”, acrescenta o presidente da FMS. De acordo com dados da Fundação, não há mais fila de espera por leitos clínicos em Teresina. Quanto às UTI, existem 22 pessoas aguardando vagas. 

“Já foram 223. Agora tá bem melhor”, analisa Gilberto Alburqueque. 

 

Izabella Pimentel
[email protected] 

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais