Cidadeverde.com

Piauí Conectado vai levar cobertura de internet a 100% do estado

Imprimir

Foto: Governo do Piauí

 

Em reunião do Conselho Gestor de Parcerias Público-Privadas do Governo do Estado foi aprovada a expansão do Projeto Piauí Conectado, que irá assegurar acesso à internet banda larga para os 224 municípios do estado.

O diretor-presidente da concessionária SPE Piauí Conectado, Emerson Silva, explica que a ampliação da cobertura de internet de qualidade em todo o estado irá proporcionar inúmeros benefícios para a população. “Em dois anos de implantação do nosso projeto, a cobertura de internet no Piauí cresceu 125%, um número bem acima da média brasileira que foi 22%. Com essa expansão, o estado ficará 100% conectado por meio de fibra ótica, gerando melhorias na prestação do serviço público e na qualidade de vida da população”, destaca o gestor.

Atualmente, o Piauí Conectado está presente em 101 municípios, beneficiando cerca de 2,5 milhões de piauienses. Com a expansão, o projeto chegará aos 224 municípios e alcançará 12 mil quilômetros de rede de fibra óptica.

Para o governador Wellington Dias, a expansão é muito benéfica para o Piaui.  “Temos uma prática pioneira no Brasil, levando internet de qualidade aos pontos mais distantes do estado. Um modelo de referência para todo o Brasil. Isso significa a viabilidade de serviços de telemedicina, segurança, educação EAD, possibilidade de serviços bancários e de crédito, que ampliam, e muito, as possibilidades não só do comércio, mas também de toda a estrutura social”, destacou o gestor.

Para a superintende de Parcerias e Concessões do Estado, Viviane Moura, o estudo de expansão foi iniciado para ressignificar a Administração Pública de todo o Estado com serviços de qualidade. Ela acredita que a tendência, no futuro, é fortalecer cada vez mais a telemedicina, a tele-segurança e a teleducação.

“É por meio da rede que a gente se conecta e para a Administração Pública tem sido o caminho para que as atividades não suspendam ou parem. É graças a essa PPP que conseguimos manter um ritmo de trabalho. A Piauí Conectado tem sido uma grande parceira no sentido de abrandar as dores causadas em decorrência do coronavírus. As 101 cidades contempladas no projeto demandam e dependem, para que vários serviços funcionem, de uma rede capaz de atender a várias frentes de atuação do governo, como educação, saúde e segurança”, frisa a gestora.

O Projeto Piauí Conectado é uma iniciativa de Parceria Público-Privada (PPP) que prevê a implantação de uma rede de fibra óptica de internet de qualidade e menor custo. O objetivo é que essa rede atenda as demandas da população piauiense nas três principais áreas da administração pública: educação, saúde e segurança.


Da Redação
[email protected] 

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais