Cidadeverde.com

Wellington apresenta PPP da Nova Ceasa em evento internacional da ONU

Imprimir

Foto: Ccom

O governador Wellington Dias apresentou o projeto da Nova Ceasa, nesta quinta-feira (22), no 5º Fórum Internacional PPP. A iniciativa piauiense é uma das finalistas do prêmio promovido pela Comissão Econômica das Nações Unidas para a Europa (Unece).

A votação para selecionar os primeiros colocados no evento foi realizada de 12h às 13h desta quinta, e os vencedores serão anunciados nesta sexta (23), às 10h, horário de Brasília. Os outros finalistas são projetos de Bermuda, China, Filipinas e Espanha.

Segundo o governador do Piauí, a área de Parcerias Público-Privadas (PPP) é importante para o aumento do desenvolvimento humano do estado, pois essa integração com a iniciativa privada tem um olhar não apenas de negócios, mas também social. “O Estado do Piauí sempre se preocupou em priorizar as pessoas e as PPPs não fogem a isso. Aqui temos uma meta de combater a fome e o Banco de Alimentos da Nova Ceasa, por exemplo, é parte dessa rede de atendimento às pessoas que necessitam, aquelas mais pobres e vulneráveis. Trabalhamos ainda a inclusão de gênero por meio desse projeto que tem presença forte das mulheres, como produtoras, como empreendedoras comercializando também seus produtos”, destacou Wellington durante sua apresentação.

Dias enfatizou também que a PPP trabalha com diálogo, acesso, preocupação e transparência, dentro das metas de desenvolvimento sustentável da ONU, além de manter o respeito com setor privado e pelos empreendedores. “Assumimos uma postura de Estado colaborativo: com o objetivo de gerar emprego e renda, movimentar a economia, mas sem abrir mão da questão social e a preocupação com a saúde das pessoas”, comentou o gestor.

Inicialmente, a PPP da Nova Ceasa foi selecionada dentre 150 projetos do mundo inteiro e no dia 19 de abril a ONU escolheu os cinco finalistas para premiação no fórum, dentre eles o projeto piauiense. “Tivemos um período de divulgação relativamente curto, mas conseguimos um grande alcance. O evento chegou ao dia de votação com mais de 1,5 milhão de pessoas alcançadas via Facebook, mais de 12 mil visitas no site e 350 mil visualizações dos vídeos. Essa visibilidade e a validação da ONU reforçam o quanto o programa é bem estruturado e desenvolvido. Independente do resultado final, já nos consideramos vencedores”, comentou Viviane Moura, superintendente de Parcerias e Concessões do Estado.

O objetivo do fórum este ano é destacar os planos de recuperação para cidades, por meio de projetos regionais de desenvolvimento que possam atender aos desafios da construção de um novo normal. Esta é a segunda vez que a Nova Ceasa é reconhecida pela ONU e, nas duas ocasiões, foi o único projeto do Brasil selecionado para o evento.

A PPP entre o Governo do Estado do Piauí e a empresa Brazil Fruit, concessionária que administra o entreposto, conseguiu, em apenas três anos, reformar, modernizar e ampliar toda a estrutura física da maior central de abastecimento do Piauí, incentivando o desenvolvimento social e econômico regional. A PPP também possibilitou a criação do Banco de Alimentos, que já distribuiu cerca de 550 toneladas de alimentos para pessoas em situação de vulnerabilidade.

Da Redação
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais