Cidadeverde.com

Campeonato Piauiense faz homenagem a Jesus Elias Tajra com troféu

Imprimir
  • brown1.jpg Roberta Aline
  • brown3.jpg Roberta Aline
  • trofeu_5.jpg Roberta Aline
  • trofeu_3.jpg Roberta Aline
  • trofeu_2.jpg Roberta Aline
  • trofeu_1.jpg Roberta Aline

 

Atualizada às 10h

O troféu Jesus Elias Tajra foi apresentado oficialmente neste domingo (25) aos times que disputam o Campeonato Piauiense. A taça será levantada pelo campeão Estadual deste ano e pesa total de oito quilos.

“Eu acredito que as homenagens devem ser feitas em vida e para pessoas que tem peso no futebol e esporte local. O troféu dessa edição se chama Jesus Elias Tajra nada mais justo com um empresário de sucesso, já foi presidente do Flamengo, não estamos fazendo mais do que nossa obrigação em prestar essa breve homenagem”, disse Robert Brown Carcará, presidente Federação de Futebol Piauiense (FFP). 

Foto: Roberta Aline

Homenagem 

Hoje (25) os clubes piauienses conheceram a taça mais desejada da temporada 2021. O símbolo de vitória será entregue ao campeão piauiense que esse ano se chama - Troféu Jesus Elias Tajra. A homenagem é ao empresário, político, advogado e jornalista do Piauí, mas especialmente um homem apaixonado pelo esporte e futebol do estado.  

Sempre dividindo sua paixão pelo esporte com diversas atividades, Jesus Tajra foi deputado estadual, federal e chegou a ser prefeito de Teresina no ano de 1982, mas o esporte e em especial o futebol tem capítulos importantes nesta trajetória. No ano de 1964 se tornou presidente Flamengo-PI e o que tem de especial neste momento foi a quebra de hegemonia do até então ‘Eterno Campeão’ River, que vivia uma sequência de seis títulos estaduais e era hexacampeão. 

Foto: Roberta Aline


“O doutor Jesus formou um time forte e responsável por interromper caminhada do River e não satisfeito seguiu a frente da presidência do Flamengo e no ano de 1965 foi bicampeão Piauiense e essas duas conquistas provocaram mudanças no futebol piauiense, principalmente porque o retorno dessa rivalidade aumentou muito o público nos estádios. O Lindolfo Monteiro começou a ficar pequeno para os clássicos”, lembra Dídimo de Castro, cronista esportivo do grupo Cidade Verde.

O político e empresário também esteve presente em vários outros bons momentos do esporte local e foi presidente CMAPI, órgão da prefeitura de Teresina que era voltado ao trabalho com o esporte, uma espécie de versão antiga da atual Semel.  Jesus Tajra chegou a ser presidente do Tribunal de Justiça Desportiva do Piauí. 

Nos anos 70 foi fundador da FAGEPI, que hoje em dia se chama FUNDESPI, Fundação Municipal de Esporte e Lazer, e fez parte do conselho de administrativo responsável pela construção do estádio Alberto Silva, o Albertão. 

Paralelo a esses trabalhos de atuação direta entre esporte e política a área de comunicação teve seu peso e foi atuante. Chegou a ser diretor geral da Rádio Pioneira e sempre deu um apoio e grande força ao esporte em especial o do Piaui.  Em 1986 inaugurou a TV Pioneira, que depois passou a se chamar TV Cidade Verde que deu grande espaço e cobertura aos fatos de esporte. 
“Até hoje quem entra ou acompanha o grupo Cidade Verde pode perceber esse grande apoio ao esporte e sempre foi assim em todas as suas plataformas de comunicação”, acrescentou Dídimo de Castro.

O Campeonato Piauiense tem previsão de encerramento no dia 30 de maio. A competição terá na sua final os dois times fazendo jogos de ida e volta e o campeão terá vagas nas competições nacionais da temporada 2022 – Copa do Nordeste, Copa do Brasil e Série D do Brasileiro.

Fotos: arquivo Didimo de Castro

 

Pâmella Maranhão 
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais