Cidadeverde.com

Segunda dose da vacina contra a Covid pode ser agendada no site da FMS

Imprimir

Foto: Roberta Aline/Cidadeverde.com 

Os pacientes que precisam tomar a segunda dose da vacina contra a Covid-19 e não puderam comparecer aos postos de drive thru devem realizar seu agendamento para receber sua dose em uma Unidade Básica de Saúde (UBS). A marcação é feita por meio do site http://vacinaja.fms.pmt.pi.gov.br/ , da Fundação Municipal de Saúde (FMS).

Ao acessar o site, o paciente deve clicar no botão “agendamento público alvo”. Em seguida, abrirá uma página para a inserção de dados como CPF e escolha da categoria (idosos por idade, acamados ou pessoas com deficiência). Nesta página, aparecerá uma caixa para que o usuário informe que deseja agendar sua segunda dose. Após confirmar essas informações, ele poderá informar o local, dia e horário para receber a vacina. “Pedimos que o usuário não esqueça de marcar a caixa informando que vai receber a segunda dose, pois ele será direcionado para uma das UBS designadas especificamente para este público”, alerta Karoline Alencar, gerente de Informação em Saúde da Atenção Básica da FMS.

O período de recebimento da segunda dose varia de acordo com o tipo de vacina administrado. Caso o idoso tenha recebido a vacina Coronavac, a segunda dose será dada após um intervalo de aproximadamente 28 dias. Já o imunizante da Astrazeneca/Oxford exige um intervalo de três meses para a administração do reforço. “Até o momento e acompanhando os prazos em relação à primeira dose, já foi possível realizar a vacinação dos idosos acima de 90 anos e também 79 a 84 anos, que receberam a Coronavac. Já a faixa dos 85 a 89 anos, que recebeu Astrazeneca, será imunizada em maio”, esclarece Emanuelle Dias, da coordenação de vacinação contra a Covid-19 da FMS.

A coordenadora informa ainda que em breve chegará o prazo para o reforço de outras faixas etárias. “Já estamos articulando um esquema de drive thru para o fim de semana, sendo 78 anos na sexta-feira (16) e 77 anos no sábado (17)”, adianta Emanuelle Dias.

Confira abaixo a lista das UBS para vacinação de segunda dose da vacina contra a covid (somente mediante agendamento):

UBS Ceci Fortes

UBS Lourival Parente

UBS Santa Isabel

UBS Vila Bandeirante

UBS Poty Velho

UBS Parque Poti

UBS Porto Alegre


Da Redação 
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais