Cidadeverde.com
Geral

Serviço de Psicologia da Uespi amplia atendimentos online

Imprimir

A Universidade Estadual do Piauí (Uespi) passou a oferecer atendimentos psicológicos na modalidade online desde o início da pandemia da Covid-19, no mês de março de 2020.

Os acompanhamentos, que antes eram realizados presencialmente, passaram a ser remotamente devido a todo o contexto pandêmico vivido até hoje.

“Conseguimos superar nossas expectativas com essa ampliação substancial dos números de atendimentos, em virtude da modalidade online que nos permite atender a comunidade acadêmica de todos os Campi da Uespi”, conta a psicóloga Mariane Siqueira.

Projeto Aconselhamento Psicológico

O projeto, totalmente online, com atendimento terapêutico feito por meio do WhatsApp, tem como foco a solução de problemas imediatos gerados por dilemas e outras situações, bem como encaminhamentos necessários de acordo com a demanda e suporte inicial em situações de conflito. O objetivo é promover reflexões sobre as alternativas disponíveis, facilitando o processo de escolha quanto às dúvidas que angustiam a pessoa, ao mesmo tempo em que promove a autonomia, autocontrole e segurança emocional.

Resultado

Foram realizados, no ano passado, cerca de  277 atendimentos, somando os acompanhamentos terapêuticos e os aconselhamentos.

Cerca de 60% desse total foi com pessoas do Campus Poeta Torquato Neto (Teresina), 12% campus Alexandre Alves de Oliveira (Parnaíba), 7% campus Heróis do Jenipapo (Campo Maior), 4% Núcleo Rio Maratoan (Barras), 3% campus Dom Vázquez Dias (Bom Jesus), 3% campus Deputado Jesualdo Calvalcante Barros (Corrente), 3% campus Professor Antônio Giovanni Alves de Sousa (Piripiri), 3% campus Doutora Josefina Demes (Floriano), 3%  campus Professor Possidônio Queiroz (Oeiras), 1% campus Clóvis Moura (Teresina), 1% campus Professor Barros Araújo (Picos-PI) e 0% no campus Uruçuí.

Mariane Siqueira informa que o funcionamento dos Serviços de Psicologia é feito em parceria com o Curso de Psicologia da Uespi.  “Já conseguimos realizar cerca de 97 atendimentos este ano”, explica a psicóloga.

O curso possui o Serviço Escola de Psicologia, que conta com professores supervisores e estagiários das disciplinas de Estágio em Clínica I e II que atende tanto a comunidade acadêmica como a comunidade externa da universidade.

Atendimento

“O Serviço de Psicologia da Uespi repassa os contatos das pessoas que nos procuram pelo link de solicitação de atendimento para os supervisores, para que os estagiários do Serviço Escola possam atendê-las”, explica Mariane.

Para marcar um atendimento online e gratuito, basta acessar o formulário de solicitação, fazer o cadastro e aguardar.

Da Redação
[email protected]

Imprimir