Cidadeverde.com

Flávio Nogueira integra Grupo de Trabalho de Combate à Pandemia na Câmara Federal

Imprimir

Foto: Arquivo/CidadeVerde.com

A Comissão de Seguridade Social e Família da Câmara dos Deputados criou um Grupo de Trabalho de Combate à Pandemia do Novo Coronavírus. O objetivo é discutir as medidas já adotadas, bem como apontar falhas e propor melhorias no enfrentamento da doença no país. O deputado federal Flávio Nogueira é o único piauiense a integrar o Grupo de Trabalho. 

Flávio Nogueira lembrou que o país enfrenta, há mais de um ano, uma das maiores pandemias da humanidade. “Uma doença que já deixou muitas vítimas, tanto pessoas que faleceram, quanto pessoas que ficaram com sequelas da doença. Durante todo esse tempo estamos também acompanhando as dificuldades do sistema de saúde do país, não apenas o público, mas também o privado. É carência de profissionais, estrutura física, ausência de medicamentos e até mesmo Equipamentos de Proteção Individual para os nossos profissionais. Precisamos discutir o que pode ser feito para garantir uma melhoria nas políticas públicas de saúde”, observou.  

O Grupo de Trabalho terá reuniões mensais com audiências públicas com participação de convidados de diversos órgãos que estão atuando no enfrentamento da pandemia. Para isso, as reuniões serão divididas em pelo menos sete temáticas já previamente delimitadas pelo Grupo. São elas: logística de vacinas (registro, orçamento, compra, distribuição e aplicação), cases de sucesso de vacinação no mundo: o que pode ser aplicado no Brasil, participação do setor privado na compra e aplicação das vacinas, indústria da saúde (vacinas, insumos e equipamentos), pesquisas clínicas de vacinas contra novas doenças e pós-covid: acompanhamento do paciente e da família.   

Durante os trabalhos, os parlamentares irão ouvir representantes do Ministério da Saúde, Anvisa, Butantan, Conselhos de Saúde, entidades farmacêuticas, de prefeitos, representantes de Governadores, empresas responsáveis pela fabricação de respiradores, Fiocruz, universidades, sociedade de psicologia, de assistência social e ainda pacientes que foram vítimas da doença. “O objetivo do Grupo é avaliar o cenário, saber onde precisamos melhorar e também o que pode ser feito para que essa doença não avance ainda mais deixando mais vítimas”, frisou o parlamentar.   

Nogueira propôs ainda que o Grupo discuta também as ações que devem ser articuladas através do Comitê Pós-pandemia - proposta de sua iniciativa aprovada em abril de 2021 - que venham a mitigar os impactos sociais, tributários, econômicos oriundos da pandemia.  Além do deputado Flávio Nogueira integram o Grupo os deputados Pedro Westphalen, Dra. Soraya Manato, Eduardo Costa, Juscelino Filho e Vivi Reis.

Da Redação
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais